O sonho do ABC em contar com o atacante Wallyson para a temporada 2015, ano do seu centenário, parece estar longe de se concretizar. Ao menos foi o que sugeriu o ex-atacante do Botafogo em entrevista ao portalnoar.com na tarde desta quarta-feira (17).
Na noite de terça, surgiu a informação de que o ABC estaria iniciando um movimento para poder contratar o atleta para o próximo ano. A informação foi confirmada pelo vice de futebol, Bira Marques, e o próprio presidente do clube, Rubens Guilherme. Apesar de tratarem o assunto como “muito difícil”, eles admitiram o contato com o atleta que teria aceitado conversar.
O jogador, contudo, negou ter tido qualquer contato com dirigentes ou emissários abecedistas no intento de repatria-lo e praticamente descartou o retorno ao time potiguar neste momento da carreira. “O que o pessoal está falando aí é boato, não quero entrar em assuntos sobre o ABC. Tenho um carinho muito grande pelo clube, mas o que estão falando não é verdade. Quero deixar bem claro para ninguém ficar pensando que estou conversando ou negociando”, afirmou.
Wallyson, que deixou recentemente o Botafogo após o fim de contrato com o clube, admitiu possuir outras propostas, de clubes do país e de fora, mas evitou dar pistas sobre seu destino para a próxima temporada. Portugal e o futebol do Oriente Médio estariam entre os potenciais rumos do jogador de 26 anos.
“Meus empresários estão vendo outras propostas para mim. Nem conversei com meu empresário, ele nem deve saber que está tendo essa conversa de ABC por aqui, ele está fora do Brasil”, disse o jogador.
Preço de ouro
Além da vontade de Wallyson, o principal obstáculo a ser superado para poder contar com o futebol do atleta que encantou a torcida abecedista em 2007 com a conquista do acesso da Série C para a B e os quatros gols na decisão do Estadual contra o América, está o alto salário do atleta.
Com uma remuneração pouco superior a R$ 80 mil no Botafogo, o clube potiguar estaria inviabilizado de contratá-lo se dependesse apenas de suas forças. Caso o negócio fosse concretizado, o atleta cujo passe é ligado ao Deportivo Maldonado, clube administrado por investidores e que está na segunda divisão do campeonato nacional do Uruguai, chegaria ao time potiguar por empréstimo de um ano.
Uma série de alternativas está sendo estudada pela diretoria para viabilizar a contratação, dentre elas, um aporte através de um grupo de conselheiros, ações de marketing e, até mesmo, uma negociação com a nova fornecedora de material esportivo e os patrocinadores para contribuir com a contratação de “impacto” para o marketing e o futebol do clube. Bira admite que o “fator Centenário” é o principal motor para buscar a contratação.
Temporada 2014
No clube carioca, o jogador oscilou durante a temporada e chegou a enfrentar a reserva em diversas oportunidades. Wallyson esteve em campo em 41 partidas, sendo 25 delas pela Série A do Campeonato Brasileiro, oito pela Libertadores, três na Copa do Brasil e cinco pelo Campeonato Carioca. Ao todo, o atleta marcou oito gols com a camisa do time de General Severiano. Antes, o atleta já havia vestido as camisas do Bahia e do São Paulo.
Revelado pelas categorias de base do ABC, ele alcançou destaque com a camisa do Cruzeiro, em 2011. Na época, o jovem de Macaíba dividiu a artilharia da competição, apesar da eliminação surpreendente e precoce do time mineiro, nas oitavas de final da competição pelo Once Caldas. Antes, teve uma passagem pelo Atlético-PR, em que fez grandes jogos, mas sofreu com lesões que limitaram a sequência de jogos no clube.