Páscoa Diet curso on line

Em por Cátia Câmara
Atualizado em 15 de março às 11:07

Tweetar

Olá meus queridos!

A páscoa está chegando e para nós diabéticos, irei postar o vídeo de um curso com nutricionista,onde ela explicará horários e dias do curso on-line de páscoa Diet,para não passarmos em branco, porque sai mais em conta que comprar pronto e para quem pretende ganhar um dinheirinho extra neste período!espero que gostem e beijos no coração! :):):)


Morando fora do Brasil;como conseguir insulinas e insumos lá?

Em por Cátia Câmara
Atualizado em 8 de março às 22:01

Tweetar

Olá meus queridos!!!

 

Demorei um pouco da última vez que fiz o post;mas esse assunto de hoje eu achei num outro blog sobre diabetes e trouxe para cá pois acredito que essa dúvida ronda muitos de nós;o que não foi diferente aqui em casa pois meu filho sempre fala no desejo de morar fora do país então temos essa constante preocupação de como se manter com a insulina e os insumos fora do Brasil;na Europa eu ainda não consegui informações de como funciona,mas nos EUA(para quem deseja morar lá) por exemplo é assim:

Quando uma pessoa se muda para os Estados Unidos ela já chega lá com um seguro, o que possibilitaria o agendamento de uma consulta com um endocrinologista. Este já poderia dar as instruções sobre insulina e bomba. Dependendo do seguro (que aqui chamamos de plano de saúde), pode ser que o paciente tenha que passar antes por um clínico geral (primary doctor) e este o encaminhará para o endócrino.
O seguro pode ser feito pela própria pessoa (plano particular), pode ser concedido pela empresa onde a pessoa vai trabalhar (plano de saúde que a empresa paga) ou ainda pode ser solicitado ao governo (um tipo de SUS). Para isso, tem que ver qual é o plano estadual do estado para onde você está se mudando. No caso do Mass Health ( o seguro de Massachusetts). Nesse do Estado, é preciso dar entrada. Cada um tem um procedimento de solicitação.

Quem disponibiliza os insumos é o seguro, cada tipo cobre tipos diferentes de insulina, aparelhos e insumos. Quanto melhor o seguro, mais coisas ele cobre. E basta o pedido e o relatório médico para que o seguro disponibilize.

Eu sugiro que a pessoa leve daqui insumos pra uns dois meses. Acho que é o tempo pra se acertar com tudo por lá.

Bom, é isso! Espero que tenha ajudado. Beijos no coração!:):):)


Pacote educativo para informar sobre o diabético na escola

Em por Cátia Câmara
Atualizado em 26 de fevereiro às 08:24

Tweetar

Olá meus doces leitores e amigos!

Como postei ontem no blog sobre como conviver com seu colega diabético na escola e focando ainda este assunto tão importante(só quem  tem diabetes realmente sabe o que estou falando!) farei a continuidade do assunto pois encontrei em material muito legal,didático e explicativo que trata esse assunto para todos os envolvidos :os alunos,a família do aluno com diabetes e para a escola;Achei incrível e é só baixar os arquivos que estão disponibilizados no link: http://www.idf.org/kids-um-pacote-educativo-para-informar-sobre-diabetes-nas-escolas?destination=node/28261.

Então meus amores,não percam tempo;abram o link e baixem para ficarem devidamente informados!Sugiro isso para as escolas também porque muitas vezes os funcionários tem ou nenhum ou pouco conhecimento sobre como lidar com o aluno na hora de uma hipoglicemia por exemplo.Digo isso porque meu filho passou por isso a semana passada e a glicose chegou a 45 mg;apesar de os funcionários tomarem as providências necessárias,o professor não conseguiu perceber que ele estava passando mal e não tinha sido informado ainda pela direção da escola que ele tinha diabetes;resultado:fui chamada as pressas na escola para que ele voltasse para casa e esperasse a melhora.

Espero que gostem! beijos no coração! :):):)

 

 

 


Adolescentes e diabetes;convivendo com os colegas!

Em por Cátia Câmara
Atualizado em 23 de fevereiro às 21:24

Tweetar

Oi amigos!

A minha dica de hoje é mais para adolescentes,mas também se estende aos adultos;me refiro mais aos adolescentes porque sei que a maioria tem dificuldade de conviver com diabetes e tem uma certa vergonha de abrir o jogo com seus amigos sobre os sintomas principalmente de hipoglicemia que precisamos agir mais rápido;então amigos adolescentes e adultos também vejam como vocês podem ajudar seus amigos a entenderem o diabetes e como ele afeta você. Se eles não sabem o que é o diabetes, apenas diga-lhes que ter diabetes significa que seu corpo não produz insulina o suficiente. Caso eles não saibam o que é a insulina, explique que é um hormônio produzido no pâncreas que ajuda seu corpo a utilizar o açúcar para energia. Ou simplesmente diga que você precisa de insulina para se sentir bem.

Eles podem pensar se é possível pegarem diabetes de você. Faça com que saibam que o diabetes não é contagioso e não muda quem você é. Você ainda é a mesma criança que sempre foi e ainda pode fazer as mesmas coisas que sempre fez. Apenas aconteceu de você ter diabetes. Ainda não está seguro sobre o que dizer?

Vejam alguma s dicas abaixo:

Seja honesto com seus amigos a respeito do diabetes para que eles possam começar a entendê-lo.

  • Conheça bem seu diabetes para que você possa ensinar seus amigos sobre o diabetes;
  • Tenha certeza de que seus amigos saibam os sinais de alta e baixa quantidade de açúcar no sangue, assim eles podem te ajudar se for necessário;
  • Descubra meios de conectar e compartilhar estórias com outras crianças que tenham diabetes;
  • Mostre a seus amigos como você verifica o açúcar no seu sangue.
  • Espero que tenham gostado;Bjs no coração!

Fonte: http://www.portaldiabetes.com.br/diabetes-juvenil/criancas-adolescentes-diabetes/diabetes-amigos/


Insulina inalável começa a ser vendida: uma ótima notícia para os diabéticos

Em por Cátia Câmara
Atualizado em 26 de fevereiro às 07:54

Tweetar

Bom dia queridos e doces amigos!

Bem,esta semana na consulta com meu médico Dr.Josivan Gomes de Lima, conversamos sobre essa novidade no mercado da diabetes: a insulina inalável;e me explicou direitinho como funciona;eu fiquei muito animada pois vai ser muito mais prático para nós principalmente quando não estivermos em casa na hora das refeições e precisamos usá-la,sem o constrangimento(que algumas pessoas sentem ao aplicar injeções em público); então quero falar hoje sobre uma descoberta que pode livrar a nós diabéticos de várias aplicações de insulina diária,passando apenas a uma picadinha.é que chegou ao mercado a insulina inalável que vai substituir a insulina de efeito rápido que tomamos antes das refeições;Alguns vão me dizer que isso já existia,não é nenhuma novidade,mas a novidade é que a que existia anteriormente foi suspensa pois ela sobrecarregava os pulmões e comprometia a saúde dos diabéticos com graves problemas pulmonares;já esta nova que começou a ser vendida nos EUA este ano (fevereiro de 2015),não apresentou risco a saúde dos diabéticos graças a sua nova tecnologia que vou explicar rapidamente e de forma mais popular,afinal não sou nenhuma médica para usar termos científicos;mas vamos lá esta nova insulina é inalada e lógico vai diretamente para os pulmões,porém depois ela é logo distribuída pela corrente sanguínea  e vai sendo liberada aos poucos o que faz com que ela não sobrecarregue os pulmões!segue abaixo o post sobre a notícia.Ótimo carnaval para todos e beijos no coração!:):):)

Embora a Sanofi do Brasil, laboratório responsável pela fabricação, tenha informado que ainda não há data prevista de lançamento da Afrezza no país, as notícias são muito animadoras:

No último dia 03/02/2015 chegou aos mercados norte-americanos a insulina inalável. Aprovada para comercialização em julho do ano passado. A insulina Afrezza finalmente poderá ser comprada nas farmácias e será a única versão inalável do hormônio à venda.

Desenvolvida pelas farmacêuticas Sanofi e MannKind Corp., a Afrezza é uma insulina de ação rápida indicada para controle da glicemia tanto no diabetes tipo 1 quanto no diabetes tipo 2.

Ela deverá ser usada pouco antes das refeições. A insulina é produzida em forma de pó, administrado através de um pequeno dispositivo, do tamanho de um apito (veja nas imagens).

Nos EUA, uma “dose” diária de 12 unidades da nova insulina está sendo comercializada por cerca de 7,5 dólares – ou aproximadamente 20 reais.

QUEM PODE – E QUEM NÃO PODE – USAR A INSULINA INALÁVEL

afrezza-em-uso-diabetesEm adultos acima de 18 anos, o uso da Afrezza é praticamente irrestrito.

Porém, de acordo com a farmacêutica, a nova insulina é contra-indicada a pessoas com doenças pulmonares crônicas, como a asma. Além disso, fumantes e ex-fumantes devem evitar o medicamento, uma vez que a capacidade pulmonar debilitada pode diminuir a eficiência do hormônio.

A Sanofi alerta, ainda, que de maneira alguma deve-se utilizar a Afrezza como substituto de insulinas de longa duração. A maneira correta de utilizá-la é como coadjuvante em uma plano abrangente de controle do diabetes, e que inclui mudanças na dieta e a prática de atividades físicas.

“Há uma necessidade palpável de insulinas que não necessitam injeções, e nossa empresa está determinada a criar esta nova opção de tratamento aos pacientes”, informou o vice-presidente da divisão de diabetes da Sanofi, Pierre Chancel.

Além da Afrezza, uma nova versão da Lantus, chamada Toujeo, também deve ser lançada em breve.

Fonte: http://www.contioutra.com/insulina-inalavel-comeca-ser-vendida-uma-otima-noticia-para-os-diabeticos/


Diabetes na gestação.

Em por Cátia Câmara
Atualizado em 9 de fevereiro às 09:30

Tweetar

Bom dia meus companheiros de doçura!!!

Hoje peguei algumas informações sobre diabetes gestacional para todas as gravidinhas e em especial para minha amiga Lindevânia Medeiros que está gestante e como ela já tinha diabetes tipo 2,ela ficou apreensiva e me mandou uma mensagem para trocar umas idéias pois a médica falou que ela passaria a tomar insulina 2 x ao dia,então ela ficou meio atordoada,mas tenha muita calma! a insulina usada durante a gestação é uma segurança a mais para a mãe e para o bebê,basta fazer o monitoramento e dar atenção a alguns sintomas de hipoglicemia ou hiperglicemia.

Segue abaixo algumas informações para vocês! bjs no coração!:):):)

O diabetes gestacional pode ocorrer em qualquer mulher. Não é comum a presença de sintomas. Por isso, recomenda-se que todas as gestantes pesquisem, a partir da 24ª semana (início do 6º mês) de gravidez, como está a glicose em jejum e, mais importante ainda, a glicemia após estímulo da  ingestão de glicose, o chamado teste oral de tolerância a glicose .O diagnóstico é feito caso a glicose no sangue venha com valores iguais ou maiores a 92 mg/dl no jejum ou 180 mg/dl e 153 mg/dl respectivamente 1 hora e 2 horas após a ingestão do açúcar.

Algumas mulheres tem maior risco de desenvolver a doença e devem estar mais atentas.

São considerados fatores de risco para o diabetes gestacional:  Idade materna mais avançada, ganho de peso excessivo durante a gestação, sobrepeso ou obesidade, Síndrome dos ovários policísticos, história prévia de bebês grandes (mais de 4 kg) ou de diabetes gestacional, história familiar de diabetes em parentes de 1º grau , história de diabetes gestacional na mãe da gestante, hipertensão arterial sistêmica na gestação e gestação múltipla (gravidez de gêmeos).

O controle do diabetes gestacional é feito na maioria das vezes através de uma orientação nutricional adequada. A gestante necessita ajustar para cada período da gravidez as quantidades dos nutrientes. A prática de atividade física é uma medida de grande eficácia para redução dos níveis glicêmicos. A atividade deve ser feita somente depois de avaliada se existe alguma contra-indicação, como por exemplo, risco de trabalho de parto prematuro.

Aquelas gestantes que não chegam a um controle adequado com dieta e atividade física tem indicação de associar uso de insulinoterapia. O uso da insulina é seguro durante a gestação e o objetivo da terapêutica é a normalização da glicose materna, ou seja, manter níveis antes das refeições menores que 95 mg/dl e 1 hora após as refeições menores que 140 mg/dl. É importante destacar que a maioria das gestações complicadas pelo diabetes, quando tratada de maneira adequada, irá ter um excelente desfecho e os bebês nascerão saudáveis.

Aproximadamente 6 semanas após o parto a mulher que teve diabetes gestacional deve realizar um novo teste oral de tolerância a glicose, sem estar em uso de medicamentos antidiabéticos. O histórico de diabetes gestacional é um importante fator de risco para desenvolvimento de diabetes tipo 2 ao longo da vida adulta e na senilidade.  O aleitamento materno pode reduzir o risco de desenvolvimento de diabetes permanente após o parto. O desenvolvimento de diabetes tipo 2 após o parto frequentemente é prevenido com  a manutenção de uma alimentação balanceada  e com a prática regular de atividades físicas.

 

Fonte:http://www.diabetes.org.br/diabetes-gestacional

Dra. Lenita Zajdenverg 
Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Coordenadora do Serviço de Diabetes e Gravidez da Maternidade Escola da UFRJ


Alguns erros que comprometem o controle do diabetes.

Em por Cátia Câmara
Atualizado em 5 de fevereiro às 17:19

Tweetar

Olá minha doce galera!

Vamos falar um pouquinho sobre os erros mais comuns de pensamentos e atitudes que comprometem o controle do diabetes,claro que eu já cometi alguns deles,mas já a algum tempo venho mudando meus hábitos alimentares e estilo de vida e hoje sinto quanto melhorou a qualidade de vida para mim.Hoje a minha luta é para conseguir fazer com que o meu filho passe a ter essa consciência,mas como ele é adolescente e essa fase é um mundo único e passa logo,eu sei que ele vai já já conseguir amadurecer,até porque ele é um cara muito antenado e inteligente e aos poucos já está mudando! Espero que gostem,beijos no coração! :):):)

Bem,agora vamos falar o que interessa mesmo; Os 6 erros que comprometem o controle do diabetes.

 

Erro # 1: Não ter o controle de sua condição em suas mãos

Você é o único responsável, por isto o seu trabalho é monitorar sua dieta ,  sua atividade física e tomar a sua medicação no horário prescrito pelo seu médico.

Entender como funciona o diabetes irá ajudá-lo a tomar melhores decisões sobre como monitorá-lo e gerenciá-lo.

Participar de grupos de apoio, vai te oferecer a oportunidade de ter  informações essenciais, além de ser um lugar que te permiti conhecer e conversar com outras  pessoas que têm os mesmos desafios diários que os seus.

Erro # 2: Esperar muito resultado em pouco tempo

Um dos maiores obstáculos em controlar o açúcar no sangue está em aderir novos hábitos alimentares e de atividade física para o longo prazo.

A maioria das pessoas que receberam um diagnóstico de diabetes Tipo 2, esperam que algo mágico aconteça de imediato, ao adotar um novo estilo de vida. Mas se você levou uma ou duas décadas para chegar onde chegou com seu estilo de vida desregrado, acredite, vai demorar um tempo para que você alcance resultado como por exemplo preder de 5 a 10% de seu peso inicial.

Esperar uma mudança brusca de imediato é um erro. Quando se trata de atividade física, dar pequenos passos, é fundamental. Se você fizer mais do que você pode tolerar, você pode se machucar. Portanto, comece devagar e transforme isto em hábito.

Certifique-se de conversar com seu médico antes de iniciar um novo programa de atividade física, especialmente se você é sedentário. Ele vai te ajudar a definir metas realistas e planejar uma rotina segura e eficaz.

Erro # 3: Você não esta sozinho

Um erro que muitas pessoas cometem quando iniciam o tratamento para controle do diabetes é tentar iniciar sem a ajuda e esconder sua condição de outras pessoas.

Conte com o apoio de sua família e seus amigos. Não hesite em pedir a um ente querido para ajudá-lo a manter a sua programação de medicação, uma dieta saudável ou até mesmo para manter sua rotina de atividade física.

As pessoas que te amam são sua maior torcida. Conte com elas!

Erro # 4: Negligenciar Outros problemas

Muitas pessoas estão passando por momentos de depressão e estresse , além de diabetes.

Pessoas com diabetes tem duas vezes mais probabilidade ​​de ficarem deprimidas, e estima-se que 1 em cada 3 pessoas com diabetes têm sintomas de depressão. A letargia comum a depressão pode ser tão desanimadora, que você pode desistir de seus esforços para cuidar de seu diabetes. Só que isso pode piorar seu diabetes, podendo também intensificar a sua depressão, criando um ciclo vicioso.

Depressão e estresse também podem ter efeitos negativos sobre os níveis de açúcar no sangue. Estresse constante pode aumentar os hormônios que dificultam a capacidade da insulina em desempenhar seu trabalho. Qualquer atitude sua para reduzir o stress irá melhorar o seu nível de açúcar no sangue.

A boa notícia: Atividade física ajuda a aliviar o stress, além de ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue.

Erro # 5: Incompreensão e abusar Medicamentos

O maior erro é pensar que o poder dos medicamentos é maior que os efeitos da atividade física e uma refeição balanceada. Em muitos casos, o diabetes tipo 2 pode ser controlada por uma combinação de uma dieta e exercício físico regular e saudável, sem a necessidade de medicação. Mas para muitas pessoas, a medicação pode ser útil também.

Entre aqueles que fazem uso de medicações, é surpreendente como muitas pessoas esquecem algumas doses diárias.

Escuto muito também as pessoas falando que usam medicação e por isso podem se alimentar de maneira NÃO SAUDÁVEL.

Pular ou esquecer uma de suas doses de medicamentos é uma maneira rápida de levar o seu  controle do nível de açúcar no sangue por água abaixo.

Erro # 6: Fazer escolhas alimentares pobres

Quando se trata de alimentos e de diabetes o grande erro não é aquela única barra de chocolate que você não pode resistir. Mas hábitos alimentares pouco saudáveis ​​persistentes , aquilo que você come de vez em quando é que têm um efeito pior sobre o seu nível de açúcar no sangue.

As pessoas pensam que saíram da rotina somente uma vez, mas não, é um problema constante que afeta os resultados de seu controle.

“O peixe morre pela boca” diz o ditado.

Mantenha um diário de sua dieta para manter o controle do que você está comendo e bebendo, e sempre leia nos rótulos as informações nutricionais para que você saiba o que está no alimento que você está escolhendo.

Não se alimentar em um horários regulares é outro erro comum. Arranje tempo para o café da manhã , e coma refeições regulares durante o dia, para que você não perca o controle e coma em excesso à noite.

 E você? Se identificou com alguns destes erros? Qual deles você comente?

Conte-me,vamos tentar nos ajudar?

 

 

Fonte:http://educacaoemdiabetes.com.br/6-erros-que-comprometem-o-controle-do-diabetes/


Controle seu diabetes pelo seu Smartphone;é fácil e maravilhoso!!!

Em por Cátia Câmara
Atualizado em 2 de fevereiro às 12:37

Tweetar

Olá meus companheiros de doçura!

Espero que estejam todos bem! e para melhorar resolvi postar algumas informações sobre o uso da tecnologia a favor da diabetes.

Hoje como grande parte da população possui Smartfones, fica mais fácil monitorar e controlar a nossa diabetes;passei algum tempo pesquisando alguns aplicativos sobre diabetes,mas foi o meu filho quem achou um bem completo. É o social diabetes,ele é bem completo para nos ajudar no monitoramento da glicose.

Vou postar aqui a página traduzida,mas colocarei o link para quem quiser acessar.Só posso dizer que estou amando e que já deu uma boa mudança na nossa taxa de glicose(minha e do meu filho);Gente amiga,na boa;é muito bom e importante para nós termos esses controles para evitarmos complicações,ok?Sem falar que ele é completo,pois pela taxa de glicose informada antes e depois das refeições ele sugere quantas unidades de insulina lenta e/ou rápida você deve tomar e ainda diz quanto de carboidratos devemos ingerir e ainda tem a tabela de contagem de carboidratos de cada alimentos do Brasil,EUA e Reino unido; tem a calculadora de carboidratos e fica tudo salvo numa planilha que podemos passar para nosso médico por e-mail.Mas não acabou ainda não! ele informa o tempo que as insulinas estão fazendo efeito no nosso organismo e nos avisa com bip,para podermos tomar as dosagens na hora certa!

Então espero que quem puder,use e vejam as melhoras!beijos no coração!

 

Controle seus diabetes com o Diabetes app social, Big Impact MWC

Se você tiver tipo 1 e 2 diabetes ou ter um membro da família ou amigo que tem ele vai interessar a você saber que está disponível no Google Play e na App Store ‘s app social Diabetes , que foi premiado no MWC em Barcelona com o prêmio de Grande Impacto . Como você pode imaginar este é um aplicativo que tem como objetivo ajudar a controlar o diabetes mais fácil e confortável.

Com ele você será capaz de gravar as suas refeições e, portanto, saber o  nível de insulina que você precisava antes que você come e quanto requer o seu corpo após a ingestão. Este curso com base em carboidratos que têm os alimentos que você come e o nível de glicose no sangue que você tem. Dessa forma, você vai se lembrar melhor do que você come e ser mais consciente do que você deve ou não comer.

Além disso, o app também lembra quando você tem que clicar para testar seus níveis de glicose e permite apontar o resultado desse teste . Além disso, avisa quando colocar um tiro de insulina.Assim, com Diabetes social Você pode evitar a hipoglicemia noturna e verificar o seu progresso através da visualização  de gráficos. 

Diabetes App social

A aplicação é creditado registrou mais de 11.000 alimentos  e inclui informações sobre todas as suas propriedades. A base de dados muito confiável que vem das melhores fontes de Espanha, EUA e Reino Unido . O aplicativo é gratuito e dá-lhe a opção de acessar a nuvem que pode compartilhar dietas, dúvidas e experiências com outras pessoas com diabetes o mesmo que você, e até mesmo ter uma conexão permanente com o seu médico . No entanto, para usufruir deste serviço, você deve fazer uma conta aqui.  Se você precisar de mais informações social Diabetes é em si um web .

fonte:http://www.appstonic.com/controla-tu-diabetes-con-la-app-social-diabetes-el-gran-impacto-del-mwc/


Delícia de bolo sem açúcar,glúten e lactose;ôbaaaaa.

Em por Cátia Câmara
Atualizado em 29 de janeiro às 07:53

Tweetar

Oiiiiiii meus queridos!

Hoje vou postar uma receitinha que me deixou com água na boca;e o que é melhor é que ela é livre de açúcar,glúten e lactose ou seja:muitas pessoas podem comer e se deliciar,huummmmm….

Essa receita rende um bolo grande,e não é de baixo índice de carboidratos por este motivo digo aos amigos diabéticos que comam pouco! ou façam substituições na dieta para  poder comer mais um pouco.Espero que façam e gostem.

Beijos no coração! :):):)

 

 

Bolo de Batata Doce Cremoso com Coco

Ingredientes:

4 ovos grandes ou 5 pequenos

750g de batata doce cozida e descascada, cortada em pequenos pedaços (aproximadamente 2 batatas doces médias)

4 colheres de sopa de manteiga(se preferir pode substituir por 4 colheres de sopa de óleo de coco)

150g de coco ralado não adoçado

1/2 xícara de adoçante culinário

1/2 xícara de polvilho doce(se não tiver,pode substituir por farinha de arroz)

1/2 xícara de farinha de linhaça dourada

1/4 de xícara de farinha de castanha de caju

1 colher de sopa de farinha de chia

1 colher de sopa de fermento em pó

1 pitada de sal

 Modo de Fazer:

1. Ligue o forno e pré-aqueça em forno médio.

2.Unte uma forma retangular com manteiga ou forre com papel manteiga.

3. Numa tigela grande junte: o polvilho doce, a farinha de linhaça, a farinha de caju, a chia, o fermento e o sal. Misture tudo e reserve.

4. No processador ou no liquidificador, adicione os ovos e bata bem, por uns 3 minutos.

5. Acrescente o adoçante, a manteiga e o coco ralado. Bata bem até que vire um creme.

6. Com o processador ou liquidificador ligado, vá colocando os pedaços de batata doce.

7. Quando toda a batata tiver sido acrescentada, bata por mais uns 3 minutos, até formar uma massa homogênea.

8. Desligue o processador e vá despejando esse creme na tigela com os ingredientes secos que você reservou.

9. Vá mexendo com uma colher ou uma espátula até que tudo esteja homogeneamente integrado na tigela.

10. Despeje a massa na forma, espalhe bem e leve ao forno por aproximadamente 1h.

11. Parta em quadradinho e coma feliz  :)

Fonte: pralamberosdedos.wordpress.com/category/sem-acucar-e-com-afeto/


ALEITAMENTO MATERNO PROTEGE CONTRA O DESENVOLVIMENTO DO DIABETES TIPO 1

Em por Cátia Câmara
Atualizado em 27 de janeiro às 11:25

Tweetar

olá meus companheiros de doçura!

Tudo bem com vocês?espero que sim!Como de costume,eu pesquiso muitas coisas relacionada a um tema antes de postar para que este seja mais verídico possível;e pesquisando sobre o leite de vaca para nós diabéticos,encontrei vários artigos ,em sua maioria científicos mesmo,sobre um dos fatores que levam os bebês desenvolverem a diabetes tipo 1(infanto-juvenil),achei muito importante mesmo postar aqui um dos artigos numa linguagem menos científica para o melhor entendimento de todos!segue abaixo o artigo.

Espero que seja útil para todas as mamães! Beijos no coração!:):):)

    X   

 

O aumento dos casos de Diabetes tipo 1 (DM1) em crianças e adolescentes faz surgir diversas investigações com as  mais diversas hipóteses sobre o seu fator causal. O desenvolvimento do diabetes tipo 1 é caracterizada pela destruição autoimune das células betas do pâncreas, as quais produzem insulina. São conhecidos na literatura pelo menos 5 tipos de anticorpos associados ao diabetes tipo 1 na adolescência. Contudo também são citados alguns fatores externos que contribuem para o desenvolvimento da doença que incluem nutrição, infecções virais, peso de nascimento, idade materna, crescimento infantil acelerado, estresse e fatores socioeconômicos.

Estudos têm demonstrado que a exposição dietética ao leite de vaca precocemente pode aumentar o risco de autoimunidade de células betas e DM1, enquanto que o efeito positivo da amamentação tem sido associado ao fortalecimento do sistema imunológico da criança. Nesse sentido foi realizada recentemente uma revisão sistemática para avaliar a existência de evidências sobre a associação entre amamentação ou o consumo de leite de vaca ou fórmula láctea durante o início da infância, com o desenvolvimento de DM1 posteriormente na infância e adolescência.

Foi encontrado um total de 161 estudos, os quais sofreram diversos filtros resultando em uma amostra final de 28 estudos. Os resultados desta revisão sistemática indicaram que a curta duração e/ou a falta de aleitamento materno podem constituir como um fator de risco para o desenvolvimento de DM1 mais tarde.

O papel protetor do leite materno pode ser atribuído principalmente pela sua composição, particularmente pelas substâncias antimicrobianas, tais como lactoferrina, lisozima e IgA secretória. A lactoferrina é uma proteína que protege contra uma ampla gama de microrganismos que requerem ferro para seu crescimento. A lisozima é uma enzima que tem a capacidade de proteger o corpo humano ligando-se a micro organismos e causando destruição celular, além disso, a imunoglobulina A secretória fornece proteção contra várias bactérias (Escherichia coli, Vibrio cholerae, Streptococcus pneumonia e, Clostridium difficile, Salmonella) e contra numerosos  vírus. Ademais o leite materno oferece diversos mecanismos que protegem contra a imaturidade do sistema imune da criança.

Os resultados dessa revisão sistemática reforçam a importância do incentivo ao aleitamento materno exclusivo até o sexto mês e de sua manutenção até dois anos de idade, associado à alimentação complementar. No Brasil, os dados estatísticos ainda são alarmantes quanto a introdução precoce de alimentos (ex: leite de vaca e fórmulas infantis) e da cobertura de aleitamento materno exclusivo, o qual atinge somente 41% das crianças com menos de seis meses, fato este, que poderia estar contribuindo para a instalação de diversas condições desfavoráveis a saúde da criança.

Fonte:http://www.diabetes.org.br/colunistas-nutricao/dra-marlene-merino/aleitamento-materno-protege-contra-o-desenvolvimento-do-diabetes-tipo-1

Dra. Marlene Merino
Nutricionista da Universidade Federal Fluminense
Doutora em Ciências da Nutrição IN-UFRJ
Coordenadora do departamento de Metabologia e Nutrição da Sociedade Brasileira de Diabetes 2014/2015