O Sebrae no Rio Grande do Norte reconheceu os negócios de pequeno porte do estado que estão preocupados com a qualidade e melhoria na gestão com a premiação da etapa estadual do Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas – MPE Brasil2014. Das sete finalistas, três empresas conquistaram troféus, durante a solenidade realizada na noite desta terça-feira (9). Na categoria Indústria, a empresa vencedora foi Del Rayssa Moda Íntima, de Jucurutu. A Progel – Projetos Geológicos, de Mossoró, ficou com o troféu na categoria Serviços, enquanto a Top Peças sagrou-se campeã na categoria Comércio.
Em onze edições, o Prêmio MPE Brasil foi criado pelo Sebrae juntamente com o Movimento Brasil Competitivo (MBC), a Gerdau e a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) para reconhecer empresários e instituições brasileiras que investem em conceitos e práticas de gestão. Tendo como preceito principal buscar valorizar ideias e difundir valores como o aumento da qualidade, da produtividade e da competitividade das empresas, o prêmio é um incentivo às MPE brasileiras na busca pela excelência e no investimento em boas práticas e inovação.
A solenidade de entrega foi realizada na sede do Sebrae e contou com a presença do diretor de Operações da Instituição, Lázaro Mangabeira, e do diretor Técnico, João Hélio Cavalcanti, que fez um agradecimento especial aos membros do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) pelo apoio dado à diretoria executiva. João Hélio também fez uma homenagem especial Lázaro Mangabeira, que deixa de integrar a diretoria executiva a partir do próximo ano. “Sentimo-nos muito orgulhosos por ter dividido com você [Lázaro] a gestão desse Sebrae, que é uma referência no Brasil”.
Empresas campeãs
A diretora da Del Rayssa, Maria de Fátima Araújo de Bezerra Menezes, acredita que a conquista do prêmio vai contribuir para reforçar a imagem da empresa. “Esse prêmio traz um fortalecimento para a nossa marca por se tratar de uma premiação importante. Estamos mostrando a força do Seridó”. A loja foi fundada em Jucurutu há 19 anos e já conta com cinco filiais em Natal, Mossoró, Caicó, Currais Novos e Patos (PB).
O troféu da categoria Comércio também ficou na região Seridó, com a conquista da Top Peças. “Esse prêmio dará uma injeção de ânimo e entusiasmo em toda a equipe”, resume o diretor da empresa, João Batista. Essa é a segunda vez que a Top Peças conquista um dos prêmios da etapa estadual do MPE Brasil. Em 2010, a empresa de Caicó também ficou com um dos troféus. Há 18 anos no mercado e com 27 funcionários, a Top Peças é referência em peças e serviços automotivos.
Referendada com certificações ISO 14000, ISO 9000 e OSHAS 18000, a Progel levou o troféu de campeã da categoria Serviços para Mossoró. “Para nós que fazemos a Progel, é uma enorme satisfação receber esse prêmio”, declara o diretor executivo, Gutemberg Henrique Dias. A empresa atua nos mercados de Mossoró e Natal na área de projetos geológicos há 12 anos. Agora, a empresa está entrando no mercado cearense com a abertura de um escritório na capital, Fortaleza. Para isso, conta com uma equipe de 14 funcionários.
Nesta edição, 1.122 empresas se inscreveram no prêmio, das quais sete foram finalistas e três sagraram-se campeãs. Os empreendimentos vencedores foram avaliados de acordo com os oito critérios de excelência em gestão da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ): Liderança, Estratégias e Planos, Clientes, Sociedade, Informações e Conhecimento, Pessoas; Processos e Resultados. “Estamos reconhecendo o trabalho exemplar desses empresários. Só em participar do prêmio, esses empreendedores merecem todo o nosso respeito”, ratifica João Hélio Cavalcanti.
Participam do MPE Brasil micro e pequenas empresas com receita bruta anual de até R$ 3,6 milhões e com pelo menos um ano fiscal. A proposta do prêmio é reconhecer as experiências que promovem aumento da produtividade nos negócios por meio da disseminação de conceitos e técnicas de gestão. As empresas vencedoras representarão o estado na etapa nacional do prêmio.