Longe da paz esperada, a diretoria do América anunciou o novo elenco sob protestos de torcedores do lado de fora da sede provisória do clube, na rua Miguel Barra, no bairro do Tirol. Com faixas e cartazes contra o atual presidente Gustavo Carvalho, o grupo de pouco mais de 20 pessoas fez uma manifestação pacífica.
Ao contrário do que os próprios torcedores imaginavam, o alvo principal dos protestos não participou do anúncio dos reforços. E, da lista divulgada pelo vice-presidente de futebol Ricardo Bezerra e o diretor de futebol Eliel Tavares, surgiu outra insatisfação. A presença do zagueiro Flávio Boaventura.
O jogador que atuou entre 2012 e 2013 pelo ABC e defendia o Paços de Ferreira, de Portugal, não escapou dos protestos, especialmente pela postagem feita em uma rede social após a consolidação do rebaixamento americano da Série B para a Série C, no final da temporada 2014.
Na foto postada, o zagueiro segura uma taça e uma garrafa com vinho e tem no peito uma folha de papel na qual está escrito “ABC”, com destaque para o C, pintado de vermelho. Uma busca nas redes do jogador e não é mais possível ver a imagem.
O acerto desagradou até mesmo a torcida do ABC. No perfil do jogador, uma postagem feita por um torcedor alvinegro na segunda-feira (22), antes mesmo do anúncio, chama o defensor de “mercenário” e traz o registro de um comentário do próprio atleta ironizando as cores, na época, do clube rival. “Verdade vermelho não dá até no sangue é preto e branco (sic)”, escreveu o jogador.
Ricardo Bezerra minimizou os episódios entre o jogador e o clube. O vice de futebol preferiu exaltar as qualidades do jogador e as dificuldades do América em promover as contratações para a disputa da temporada.
“É um zagueiro que tem potencial grande, perfil que o América precisa. Ele vem mostrando um grande interesse em jogar pelo clube, disse que chegando aqui ia mostrar as razões que tinha para jogar pelo América. Ppor ser atleta que jogou no RN, a gente sabe que tem polêmicas, mas pensamos no bem do América, e num clube que foi para a Série C, leva desvantagem para Série B e A, então não é por qualquer motivo que a gente vai desprezar atleta desse potencial”, justificou.
Além de Boaventura, a lista divulgada pelo clube traz o experiente goleiro Busatto, ex-Icasa e emprestado pelo Grêmio, meia Thiago Potiguar, ex-Remo-PA, e a presença do atacante Buba, ex-Mirassol-SP. A apresentação do elenco americano está programada para o dia 2 de janeiro, quando começará a pré-temporada rubra.