O treinador holandês Louis Van Gaal disse que o preparo físico da equipe foi fundamental para a virada diante do México por 2 a 1, no Castelão, em Fortaleza.
“Até o último minuto nós estávamos com um melhor preparo físico que o adversário. Tenho que dar os parabéns aos jogadores. Eles se prepararam fisicamente e estavam muito concentrados para essa partida. Confiaram até o fim que poderiam reverter o resultado”, afirmou o técnico da Holanda. No primeiro tempo da partida, os termômetros na capital cearense marcavam 31 graus com sensação térmica de 36.
Van Gaal elogiou ainda a entrada do atacante Huntelaar, que marcou o gol de pênalti nos acréscimos da partida e garantiu a vitória para a Holanda. “Temos uma sequência de batedores e o Huntelaar estava se sentindo bem para bater. Ele fez um trabalho excelente enquanto esteve em campo”, disse o técnico, que colocou o atacante no lugar de Van Persie.
“A substituição do Van Persie foi por uma questão tática. Mas ele se recuperou de contusão recentemente e é difícil para conseguir se manter em campo nos 90 minutos”, afirmou o treinador. “Eu estava muito confiante para bater o pênalti. Esse jogo foi adrenalina pura. Estamos preparados para vencer o campeonato”, resumiu o atacante Huntelaar.
México
O treinador mexicano Miguel Herrera criticou a arbitragem do português Pedro Proença durante a partida contra a Holanda. Para ele, o pênalti marcado no atacante Robben foi “inventado”. “Estou muito satisfeito com o desempenho dos jogadores. Mas a Holanda, com uma ajuda da arbitragem, conseguiu marcar o gol que vai levá-la para a próxima fase”, disparou o treinador. “Infelizmente, fomos prejudicados em três dos quatro jogos nesta Copa do Mundo”.
O atacante Chicharito Hernandez, do Manchester United, disse que ficou para os mexicanos o gosto amargo de estar próximo da classificação e perder nos últimos minutos. “Estivemos muito perto de ter vencido. Estamos todos muito tristes”, disse o camisa 14 do México, que entrou na segunda etapa no lugar de Peralta.