A já reconhecida qualidade dos alimentos orgânicos produzidos por agricultores familiares de Mossoró ganham mais um reforço. Capacitação de boas práticas agrícolas, promovida pelo Sebrae no Rio Grande do Norte pretende eliminar os riscos de contaminação durante os processos de pós-colheita e comercialização. O trabalho será aplicado junto aos 60 produtores atendidos pela entidade no município por meio do projeto de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS).
O projeto está em fase de conclusão e começa no início do mês de dezembro, com ações voltadas para os procedimentos que visam garantir a segurança alimentar. Para isso, terão destaque as orientações voltadas para os controles nos processos físicos, químicos e biológicos após a colheita e durante a comercialização nas feitas agroecológicas.
“Esta capacitação vai melhorar ainda mais a qualidade dos alimentos orgânicos produzidos pelos agricultores familiares inseridos no PAIS. Será um trabalho complementar ao que já é realizado e vai garantir ainda mais segurança alimentar”, explica o gestor de Fruticultura do Sebrae-RN, Franco Marinho. A medida acontece após a identificação da necessidade de promover melhorias no processo de pós-colheita. O trabalho será desenvolvido pelo consultor do Sebrae-RN, Roberto Brígido.