Quiche de bacalhau (com massa integral, aveia e chia!)

Em por Ana Carla Queiroz
Atualizado em 9 de outubro às 16:07

Tweetar

As quiches são uma opção aparentemente levinha para um lanche ou refeição, mas cheia de perigos escondidos em uma massa bastante amanteigada e recheios quase sempre ricos em gordura. Uma ideia bacana para compensar o excesso de gordura das bases é substituir parte da farinha de trigo comum pela integral, assim como outras farinhas do bem e sementes. A nossa tem aveia e chia e um creme levinho acompanhando o bacalhau no recheio. Para ficar ainda melhor, temos uma dica da Adega São Crstóvão para acompanhar. Tome nota, junte os ingredientes e mão na massa!

Ingredientes para o recheio:
200g de bacalhau cozido desfiado grosseiramente
1 cebola roxa pequena
50g de azeitona preta
500ml de leite desnatado
30g de farinha de trigo
30g de azeite
Pimenta do reino
Sal

Modo de preparo:
Em uma panela, misture a farinha de trigo e o azeite e aqueça. Aos poucos, acrescente o leite. Não pare de mexer para não empelotar. Quando a mistura engrossar, mexa por mais 5 minutos. Tempere com sal e pimenta a gosto. Deixe esfriar até o momento da montagem.

Ingredientes para a massa:
75g Farinha de trigo sem fermento
75g Farinha de trigo integral
35g Aveia em flocos finos
15g Chia
100g Manteiga
1 Gema

Modo de fazer:
Misture as farinhas, a aveia e a chia. Junte a manteiga e faça uma farofa com a ponta dos dedos. Junte a gema para formar uma massa que desgruda das mãos. Cubra a massa e descanse por 30 minutos, de preferência na geladeira. Abra a massa com a ponta dos dedos em uma forma de fundo removível, fure com um garfo. Espalhe o bacalhau sobre a massa, em seguida as cebolas cortadas em rodelas e as azeitonas pretas. Por último, o leite temperado e já frio. Finalize a preparação em forno pré-aquecido (160º), por aproximadamente 40 minutos, ou até ficar dourado. Espere a quiche amornar para desenformar e servir. Do contrário, o creme estará muito líquido e vai derramar.

Que tal um vinho para acompanhar sua quiche de bacalhau? Pedimos uma dica ao pessoal da Adega São Cristóvão e o proprietário, Alexandre Santana, sugeriu o William Cole Pinot Noir, um vinho chileno da região do Valle de Casablanca.


Comentários

Deixar uma Resposta