Olá meus queridos!!!
Demorei um pouco da última vez que fiz o post;mas esse assunto de hoje eu achei num outro blog sobre diabetes e trouxe para cá pois acredito que essa dúvida ronda muitos de nós;o que não foi diferente aqui em casa pois meu filho sempre fala no desejo de morar fora do país então temos essa constante preocupação de como se manter com a insulina e os insumos fora do Brasil;na Europa eu ainda não consegui informações de como funciona,mas nos EUA(para quem deseja morar lá) por exemplo é assim:
Quando uma pessoa se muda para os Estados Unidos ela já chega lá com um seguro, o que possibilitaria o agendamento de uma consulta com um endocrinologista. Este já poderia dar as instruções sobre insulina e bomba. Dependendo do seguro (que aqui chamamos de plano de saúde), pode ser que o paciente tenha que passar antes por um clínico geral (primary doctor) e este o encaminhará para o endócrino.
O seguro pode ser feito pela própria pessoa (plano particular), pode ser concedido pela empresa onde a pessoa vai trabalhar (plano de saúde que a empresa paga) ou ainda pode ser solicitado ao governo (um tipo de SUS). Para isso, tem que ver qual é o plano estadual do estado para onde você está se mudando. No caso do Mass Health ( o seguro de Massachusetts). Nesse do Estado, é preciso dar entrada. Cada um tem um procedimento de solicitação.
Quem disponibiliza os insumos é o seguro, cada tipo cobre tipos diferentes de insulina, aparelhos e insumos. Quanto melhor o seguro, mais coisas ele cobre. E basta o pedido e o relatório médico para que o seguro disponibilize.
Eu sugiro que a pessoa leve daqui insumos pra uns dois meses. Acho que é o tempo pra se acertar com tudo por lá.
Bom, é isso! Espero que tenha ajudado. Beijos no coração!:):):)