INTERNET NO CELULAR

Em por Roberto Fontes
Atualizado em 9 de dezembro às 08:06

Tweetar

Operadoras vão cortar acesso

quando a franquia acabar

A partir de hoje, os clientes da operadora Oi que usarem todo o pacote de internet móvel que foi contratado terão o serviço de navegação suspenso.

A mudança vai valer para clientes dos planos pré-pago e de controle da operadora.

Quem quiser continuar com acesso à internet, deverá recontratar o pacote de dados ou contratar um pacote adicional avulso.

Outras operadoras também vão adotar a mudança no sistema ainda este ano.

A mudança na cobrança da internet após o fim da franquia foi adotada inicialmente pela operadora Vivo, em novembro.

Antes, quando o cliente atingia o limite da franquia, tinha a velocidade reduzida, mas não suspensa.

A partir do dia 28 de dezembro, os clientes da Claro dos planos pré-pago e controle também terão a internet bloqueada após atingirem o limite de dados do plano contratado.

Para continuar navegando, os usuários poderão adquirir pacotes adicionais de franquia.

A Claro informou que os clientes já estão sendo informados sobre as novas medidas e avalia que a mudança visa a permitir que os clientes utilizem seus pacotes de internet sempre em alta velocidade, sem ter a velocidade de navegação reduzida após o consumo de sua franquia.

A Vivo, que começou a mudança pelos estados do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais, vai ampliar a estratégia a partir do dia 30 de dezembro para os usuários pré-pagos e controle do Acre, do Amapá, do Amazonas, do Distrito Federal, de Goiás, do Maranhão, de Mato Grosso, de Mato Grosso do Sul, do Pará, de Rondônia, de Roraima e do Tocantins.

A TIM vai adotar o bloqueio do acesso à internet após o consumo da franquia somente para os clientes que aderirem à oferta Controle Whatsapp, que garante envio ilimitado de mensagens por meio do aplicativo.

A operadora diz que segue avaliando as diferentes possibilidades e não prevê qualquer ajuste em seus planos atuais.

As regras do setor, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), permitem às empresas adotar várias modalidades de franquias e de cobranças.

Entretanto, o Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações determina que qualquer alteração em planos de serviços e ofertas deve ser comunicada ao usuário, pela prestadora, com antecedência mínima de 30 dias.


Produção de cerveja no Brasil deve crescer 5%

Em por Roberto Fontes
Atualizado em 9 de dezembro às 08:04

Tweetar

A produção brasileira de cerveja pode registrar crescimento de aproximadamente 5% em 2014.

A estimativa é da Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil).

A entidade, que inicialmente esperava um aumento entre 3,5% e 4,5% neste ano, revisou nesta segunda-feira, 08, sua projeção após o desempenho da produção da bebida no mês de novembro.

Com base em dados do Sistema de Controle de Produção de Bebidas (Sicobe), da Receita Federal, a CervBrasil indicou um aumento de 2,1% na fabricação da bebida no mês passado ante novembro de 2013. Na comparação com outubro, o volume de cerveja produzido no Brasil teve alta de 4,9%.

“O resultado indica que poderemos superar a expectativa de encerrarmos 2014 na faixa de 3,5% a 4,5%. Caso se repita o desempenho de dezembro de 2013, o crescimento da produção, no ano, será em torno de 5%”, afirmou o presidente da associação, Paulo Petroni.

Em dezembro do ano passado, a produção de cerveja registrou crescimento de 1,3% na comparação anual e de 15,1% ante novembro.

Se confirmada a perspectiva da entidade, o resultado do setor deve reverter a queda de 2,6% observada na produção em 2013.


Peugeot faz recall do modelo 208

Em por Roberto Fontes
Atualizado em 9 de dezembro às 08:02

Tweetar

A empresa Peugeot Citroen do Brasil iniciou ontem um recall dos veículos Peugeot modelo 208 fabricados entre 20 de maio e 20 de dezembro de 2013 para troca dos braços da suspensão dianteira.

As informações são da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ).

Pouco mais de 18 mil veículos estão incluídos no recall.

Automóveis com numeração de chassi não sequencial, compreendida entre os intervalos EB010381 a FB000004, devem ser levados para troca das peças.

Proprietários dos veículos devem entrar em contato com a empresa pelo telefone 0800 703 2424 ou pelo site www.peugeot.com.br.

De acordo com a Senacon/MJ, a empresa informou que “as buchas localizadas no interior dos braços da suspensão dianteira, produzidas entre 17 de maio de 2013 e 25 de agosto de 2013, apresentaram uma dureza excessiva no material de sua composição, sendo que o problema poderá ocasionar a fissura dos braços da suspensão dianteira”.

Tal problema pode ocasionar o rompimento das peças, colocando em “grave risco” os ocupantes do veículo e terceiros.


BC aumenta juros para 11,75% ao ano

Em por Roberto Fontes
Atualizado em 4 de dezembro às 03:06

Tweetar

O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) aumentou ontem a Selic, taxa básica de juros da economia para 11,75% ao ano.

A decisão de aumentar 0,5 ponto percentual era prevista por grande parte dos economistas e instituições financeiras, enquanto alguns esperavam uma alta menor, de 0,25 ponto.

Fazia tempo que não havia tanta divergência nas previsões, mas a decisão de aumentar os juros foi unânime.

É a segunda alta seguida da taxa de juros básica da economia desde as eleições, sinalizando um aperto monetário.

A ata será divulgada na próxima quinta-feira, 11 de dezembro, e o próximo encontro está marcado para os dias 20 e 21 de janeiro de 2015.

A alta dos juros vem quase exatamente uma semana após o anúncio oficial da nova equipe econômica do governo: Joaquim Levy na Fazenda, Nelson Barbosa no Planejamento e Tombini mantido no Banco Central.

Levy prometeu rigor fiscal com superávit primário de 1,2% em 2015 e foco na queda da dívida bruta.

Tombini repetiu no evento que a inflação continua alta demais e que o BC estaria “especialmente vigilante” com as altas de preços administrados.

Depois, foi a vez de Carlos Hamilton, diretor de Política Econômica, dizer em evento em Santa Catarina que “o Copom não será complacente (com a inflação) e, se for adequado, irá recalibrar a política monetária”.

Amanhã o IBGE anuncia os números da inflação de novembro.

Até outubro, o acumulado estava em 6,59% – acima do teto da meta do governo, de 6,5%.

Enquanto a queda dos alimentos e do consumo tem pressionado a inflação para baixo, os reajustes de preços até agora represados pressionam para cima.

Quando o Copom aumenta os juros, encarece o crédito e estimula a poupança, o que faz com que a demanda seja contida e faça menos pressão sobre a atividade e os preços.

Cortar os juros causa o efeito contrário.


Empreiteiras são processadas pela CGU

Em por Roberto Fontes
Atualizado em 4 de dezembro às 03:03

Tweetar

Ação é contra empresas investigadas na

Operação Lava Jato da Polícia Federal

 

A Controladoria-Geral da União (CGU) abriu processos de responsabilização contra oito empreiteiras envolvidas na operação Lava Jato, da Polícia Federal.

Segundo nota do órgão de investigação do governo federal, publicada ontem, foram instaurados processos contra Camargo Correa, Engevix, Galvão Engenharia, Iesa, Mendes Junior, OAS, Queiroz Galvão e UTC-Constran.

“A decisão é resultado da análise, feita pela equipe da CGU, de documentos e informações da investigação da Operação Lava Jato, que foram compartilhadas pela Justiça Federal, pelo juiz Sérgio Moro”, disse o órgão responsável pela defesa do patrimônio público.

Entre as penalidades previstas, caso as empresas sejam consideradas culpadas, estão multas e a proibição de celebrar novos contratos com a União.


Sony lança edição comemorativa do PS4

Em por Roberto Fontes
Atualizado em 4 de dezembro às 02:59

Tweetar

A Sony anunciou ontem o lançamento de uma edição especial do PlayStation 4 em comemoração ao vigésimo aniversário de lançamento da primeira versão do videogame da companhia, em 1994.

A versão especial lembra o console original da companhia japonesa, com o videogame e todos os acessórios na cor cinza original.

A edição comemorativa será limitada a 12.300 unidades em todo o mundo, mas ainda não há previsão de venda no Brasil nem o preço em reais para o console

O PlayStation original acumulou vendas de 100 milhões de unidades no mundo entre 1994 e 2004.

Nos Estados Unidos, a edição comemorativa do aparelho estará disponível em pré-encomenda a partir de sábado, 6 de dezembro.


STJ condena TIM por venda casada de chip e aparelho

Em por Roberto Fontes
Atualizado em 4 de dezembro às 02:58

Tweetar

A 2ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve a condenação da TIM Participações por venda casada de chip e aparelho fixo.

Segundo comunicado do STJ, a empresa deve interromper a venda casada de serviços e produtos, “fixando preços distintos e razoáveis para ambos”.

A operadora também foi condenada a pagar multa de 400 mil reais por dano moral coletivo.

A condenação foi imposta pela Justiça de Minas Gerais em ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público mineiro com base em reclamações de consumidores do Estado.

No recurso ao STJ, a TIM negou a prática de venda casada, que, segundo a empresa, não ficou comprovada.

A companhia disse ainda que não seria possível a condenação por dano moral coletivo, e que seu direito de defesa teria sido violado.


Ouro foi o melhor investimento de novembro

Em por Roberto Fontes
Atualizado em 1 de dezembro às 05:30

Tweetar

O Índice da Bolsa de Valores de São Paulo (Ibovespa), que havia liderado as aplicações em outubro, avançou apenas 0,07% em novembro e ficou na lanterna do ranking de investimentos do mês.

O Ibovespa é o principal termômetro do mercado acionário brasileiro.

No topo das melhores aplicações ficou o ouro, com alta de 4,62%.

Já o dólar, que avançou 3,84% no mês, é o investimento mais rentável no ano, com alta de 8,96%.

Os fundos de renda fixa avançaram 0,88% em novembro, e 8,35% no ano.

A Bovespa foi para a última colocação do ranking, puxada sobretudo pelo forte recuo das ações da Petrobrás, influenciado por questões internas e externas.

Em novembro, as ações preferenciais da empresa apresentaram baixa de 15,97% e as ações ordinárias recuaram 16,86%.

O avanço expressivo do ouro foi puxado pela valorização do dólar, que por sua vez lidera os investimentos no ano, com alta de 8,96%.

No mês, o aumento da moeda americana foi de 3,84%.

Este índice está relacionado ao anúncio da nova equipe econômica do governo federal.


IBGE vai mudar cálculo do PIB

Em por Roberto Fontes
Atualizado em 1 de dezembro às 05:20

Tweetar

O diretor de pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Roberto Luís Olinto Ramos, disse que a divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre de 2014 foi a última com a base antiga.

De acordo com ele, as datas de divulgação do PIB com as mudanças ainda serão definidas, embora haja a previsão de que ocorrerá em março.

As datas e os prazos serão divulgados de forma definitiva este mês.

Segundo Roberto Ramos, o ano-base será atualizado e passará a ser 2010.

No caso das contas anuais, a base atual é 2000, e no caso das regionais é 2002.

“O que estamos fazendo é a introdução de novas fontes de dados e de recomendações internacionais, que estão sendo incorporadas por todos os países”, disse o diretor.

Há um esforço para que os países divulguem os dados com as novas recomendações entre 2014 e 2016.

A mudança está sendo trabalhada pelo IBGE desde 2012.

A divulgação prevista para março terá de seguir uma ordem, em que primeiro saem os dados anuais da série revista e, em seguida, das contas trimestrais.


Mordida do Leão pode doer mais em 2015

Em por Roberto Fontes
Atualizado em 26 de novembro às 07:22

Tweetar

leão

O contribuinte poderá pagar mais Imposto de Renda (IR) em 2015 se a tabela progressiva não seja reajustada.

A Medida Provisória que corrigia o valor das faixas em 4,5% no próximo ano caducou no fim de agosto e, apesar das promessas, o governo ainda não enviou ao Congresso um novo texto propondo a atualização.

O temor é que a mordida do Fisco fique maior e chegue ao bolso de mais brasileiros.

O tempo hábil para a aprovação de uma nova MP ou projeto de lei ainda em 2014 é curto: os parlamentares entram em recesso no dia 23 de dezembro.

Sem reajuste, aumentará ainda mais a defasagem da tabela em relação à inflação, um descompasso que cresce ano a ano.

De 1996 a 2013, a defasagem acumulada foi de 61,42%, segundo cálculos do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Sindifisco Nacional).

Uma discrepância que pode subir para 64,36% em 2014, caso a inflação feche o ano em 6,40%.

O governo ainda tem a possibilidade de aprovar a correção ao longo de 2015, criando duas tabelas para o mesmo ano e depois corrigindo a diferença no ajuste anual, mas isso atrasaria o acerto de contas.

A correção que caducou em agosto, inicialmente prevista, de 4,5%, causaria um impacto de 5,3 bilhões de reais na arrecadação federal do próximo ano.