IV Reich

Em por Aluisio Lacerda
Atualizado em 5 de março às 08:45

Tweetar

Economista britânico faz duras críticas à primeira ministra Angela Merkel

Os portugueses ficaram tontos com tanta informação. O economista britânico Stuart Holland disse, esta semana, em Lisboa, que a Europa está na iminência de um IV Reich, referência à situação na Grécia e à “hegemonia de Berlim” na União Europeia.

“Temos uma hegemonia alemã que (os antigos chanceleres) Willy Brandt e Helmut Kohl não queriam. Eles não queriam uma Europa alemã, mas Angela Merkel, que não tem as referências da Europa Ocidental, não aceita conceitos como a solidariedade”, disse à Lusa o economista britânico, à margem da conferência “Grécia e Agora?”, que decorre na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Holland é um crítico das medidas de austeridade impostas ao Estado grego desde 2012. Presentemente na Europa, sustenta o britânico, existe uma situação política que desvirtua os tratados europeus e, sobretudo, o Tratado de Roma que, afirmou, estabelecia compromissos sobre “padrões de vida, coesão econômica e social e solidariedade”.

“Já não temos isso. Nem sequer intenções e procedimentos comunitários. Por parte da Alemanha, por exemplo, no quadro do Eurogrupo não existe e isto é uma tragédia”, lamentou o economista.

Stuart Holland, 75 anos, antigo conselheiro do primeiro-ministro trabalhista Harold Wilson e autor do livro “Europe in Question: And what to do about it”, entre outros, é declaradamente defensor das propostas anti-austeridade do ministro das Finanças da Grécia, Yanis Varoufakis, de quem é amigo.


Comentários

Deixar uma Resposta