
Com foco no varejo calçadista das regiões Norte e Nordeste do país, a 40 Graus – Feira de Calçados e Acessórios, que foi encerrada na quarta-feira (11/3), no Centro de Convenções de Natal (RN), consolidou negócios importantes para o setor. O empresário Frederico Pletsch, diretor da Merkator Feiras e Eventos, promotora da feira, afirma que a satisfação nos corredores do pavilhão foi grande e que o objetivo da mostra foi totalmente alcançado. “Estamos felizes porque o lojista está saindo daqui com compras para as principais festas de suas regiões, e o calçadista garante uma produção que vai movimentar o seu parque fabril”, avalia.
O calçadista Rogério Müller, diretor da Divalori, Três Coroas (RS) indica que a terceira edição da feira foi um sucesso devido ao crescimento no número de lojistas, que superou as expectativas dos expositores. “Estamos com incremento em cerca de 15% em pedidos em relação ao ano passado. Isto pelo número de lojistas que estamos registrando, com profissionais do varejo de diversas cidades das regiões norte e nordeste”, analisa Müller. “Estamos cumprindo a nossa missão de unir as duas pontas da cadeia”, diz Frederico Pletsch.
Já o diretor comercial da Calçados Itapuã, do Cachoeiro do Itapemirim (ES), Carlos Paganini, observa que nestes três anos a 40 Graus cresceu e está se tornando indispensável para o varejo da região. “Vejo a feira se fortalecendo no calendário de eventos. A estrutura propicia um diferencial com muito conforto para o lojista realizar as suas compras”, afirma.
A feira está garantindo produção nas fábricas para abastecer o varejo para as festas juninas, Dia das Mães e Dia dos Namorados, eventos tradicionais nestas regiões do país. Também a gestora Nalva Kirsch, da Estylosa, de Juazeiro do Norte (CE), se manifesta favorável à realização da 40 Graus e afirma sua importância para o lojista da região, especialmente para o produtor local. “Nós desenvolvemos 70% da nossa produção para a consumidora do Norte e Nordeste e nem sempre conseguimos reunir o varejo e apresentar uma coleção completa. Aqui estamos tendo esta oportunidade”, diz ela. A empresa é uma das maiores da região, que hoje responde por 36% da produção nacional de calçados. A Estylosa produz 14 mil pares de calçados/dia.
Então vamos mostrar algumas das confirmações das principais tendências do setor e que foram as preferidas e destaques durante a feira.
Cores
Para quem pensa que o inverno é só cores escuras e sóbrias, está enganado. Os sapatos nesse outono inverno vêm bem coloridos, tons de azul, cinza, violeta, amarelo, vermelho, sangria, aurora red, marrom, tons pastel e o clássico preto e branca estarão em alta e prometem encher os looks de cor. Além disso, sapatos em tons de bronze, ouro e prata também ganharão espaço na nova temporada, para produções mais requintadas e sofisticadas. E os homens aderiram com tudo as cores nos calçados e solados, víde o sapato da Ferracini com solado vermelho, um Louboutin masculino. A cor radiant orchid foi uma das grandes tendências na temporada passada, praticamente tudo teve inspiração nessa cor, desde moda a decoração. E a boa notícia é que ela vai continuar sendo uma aposta para este outono inverno 2015, trazendo alegria e cor ao look num dia de chuva. Esta cor entre o roxo e fúcsia é super feminina e uma excelente aposta se você quiser estar na moda neste inverno.
O mauve mist é um tom de lilás mais suave, é quase que a cor radiant orchid mas mais clara. Este tom de lilás suave vai ser um dos hit da temporada dos tons pastel, conferindo elegância e romantismo ao look. Outra das cores tendência para esta temporada é o sea fog, uma versão masculina do mauve mist, um tom acinzentado e mais fechado. Apesar de ser uma versão masculina, também pode e deve ser utilizado pelas mulheres. O cypress é um verde militar que também vai estar super em alta no inverno 2015. Este é o único verde da seleção da Pantone que combina perfeitamente com tons neutros e looks despojados. E agora chegou a vez do tom mais vibrante da cartela da Pantone, o bright cobalt. Um lindo tom azul vibrante que sem dúvida trará mais alegria aos dias mais cinzentos do ano. Para um look mais sofisticado, combine esse azul com branco e se quiser um look mais moderno, se jogue em cores como amarelo, preto ou laranja.
Com um tom acima do bright cobalt, temos o royal blue, uma tonalidade mais sóbria e elegante do azul. Este tom de azul vem para substituir o tão já usado azul marinho, por isso se inspire e crie combinações únicas.

Detalhes
Salto contrastante
Salto curvado
Gaspea alta

Franja kiltie e longas
Os detalhes em metal vão estar em alta no calçado. Estes detalhes vão estar mais presentes em sapatos de cano curto e de salto baixo ou médio. Os detalhes em metal podem ser em forma de fivela, zíper ou tacha e prometem encher os guarda-roupas de muito estilo. Você pode usar calçado com esses detalhes para completar qualquer tipo de produção, desde um look boho chic até um look romântico ou mais pesado.
Saltos Masculinos – os homens da região pedem produtos com esse detalhe para ter mais conforto e ganharem uma altura, já que a média esta em 1.70cm. Tudo com muita descrição e sutileza.

Sua calcanheira em PU derramado possui 5 cm, que somado ao salto externo do sapato, atinge 7 cm de altura. Este sapato masculino com salto interno, além de ser totalmente em couro, possui abertura lateral com elástico, facilitando o calce.

Glitter
Bolso exterior nas bolsas
Cadeados em bolsas estilo baú
Tweed – Em detalhes ou em todo o calçado (especialmente nos tênis e flats) o material vai estar nos pés no inverno.
Verniz – O couro com tratamento brilhante reassurge em escarpins, sapatilhas, oxfords e botas.

Calçados em destaque
Mule (salto grosso ou fino)
Mocassim Flat ou com salto quadrado
Scarpin (meia pata, salto alto de bico fino)
Mary Jane (salto médio e grosso, bico arredondado)
Oxford (couro com brilho, preto ou tons pastel)
Bota polaina – A dobra extra de couro ou tecido aparece nas botas de cano curto.

Bolsas em destaque
Clutch macia (desestruturada, feita em pele ou camurça)
Oversized clutch (estruturada, maior, parece uma pasta)
Baguete (mais esportiva e utilitária)
Shoulder bag (alças curtas, tons pastel e prateado)
Minibolsa (modelo clássico em tamanho menor)
Lady Like (sofisticada e clássica)
Bolsa Saco (esportiva, estilo mochila)
Shopper (maior, imita sacolas de compra)
Holdall (estilo bolsa de academia, feita em couro)
Redonda (pequena com alça longa ou curta, vai dos modelos de festa ao dia a dia)
Pochete (vem menor com cinto removível)

Estampas
As estampas também vão continuar a ser uma tendência no calçado para este outono inverno 2015. O animal print parece que veio para ficar e também vai estar presente no calçado, seja apenas como detalhe ou no calçado todo. Além disso, estampas florais, étnicas e outras divertidas também vão tomar conta dos sapatos nesta temporada de inverno.




