Vitória animal!!

Em por Amigos do Pelo
Atualizado em 2 de dezembro às 22:54

Tweetar

votação emenda castraçao

 

 

 

 

 

 

 

Vereadores, liderados por Sandro Pimentel, conseguiram reunir em emendas parlamentares recursos para 2 postos móveis de castração de animais, além de uma verba extra somente para castração. Foi hoje à tarde, na Câmara de Vereadores. Integraram a luta também os vereadores Franklin Capistrano, Paulinho Freire, Maurício Gurgel, Júnior Grafith, Júlio Protássio, Rafeel e Eudiane Macedo. Parabéns a todos por essa atitude nobre há muito reivindicada!


Agenda cumprida

Em por Amigos do Pelo
Atualizado em 18 de novembro às 15:33

Tweetar

O livro “Amigos do Pelo” já se revela um sucesso. O primeiro lançamento ocorreu no evento Casa Cor, em 23 de outubro. No dia seguinte estavávamos no stand da editora Jovens Escribas (responsável pela publicação), durante a Cientec/UFRN, e dia 12 de novembro tivemos o privilégio de lançar a obra no Rio de Janeiro, onde está sendo vendida na Bloocks Livraria, na rua Praia de Botafogo, 316 (galeria do Espaço Itaú de Cinema).

 

amigos do pelo
Amigos do Pelo

 

Em Natal, o livro ainda será disponibilizado nas livrarias; por hora, pode ser adquirido na Clínica Saúde Animal (3206.6622).O próximo porto será São Paulo, onde deveremos lançar no início do ano que vem. Uma boa sugestão de presente para o Natal, deleitar-se com lindas histórias de adoção e amor aos animais de estimação, contadas por artistas, poetas e escritores renomados como Carlos Heitor Cony, Laurentino Gomes, Ferreira Gullar, Nélida Piñon, Nando Reis, entre outros. São 25 depoimentos que vão tocar seu coração.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Conquistas

Em por Amigos do Pelo
Atualizado em 29 de outubro às 17:23

Tweetar

livro amigos pelo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O fim do ano se aproxima e os Amigos do Pelo fecham mais um ciclo de boas conquistas. Além da nossa campanha de castração de felinos completar 1 ano e 7 meses, realizamos em setembro um mutirão, em parceria com  UFRN, UNP e veterinários voluntários, para esterilizar os gatos do campus central da UFRN.

O FestivAU MiAU, principal fonte de arrecadação de recursos para a causa animal, completa sete meses de sucesso. Uma vez por mês, grupos musicais se apresentam na AABB, com casa cheia a cada edição. O próximo será no dia 9 de novembro, a partir das 13h, tendo como uma das atrações o grupo Quarteto Linha.

Partimos agora para um novo desafio. Lançado no último dia 23 de outubro, no evento Casa Cor, o livro “Amigos do Pelo” (foto acima) promete também ser mais um sucesso. A obra traz depoimentos de importantes artistas nacionais sobre suas experiências com animais de estimação. Em breve estará disponível nas livrarias, por enquanto pode ser comprada na Clínica Saúde Animal (3206.6622), que fica na Rua Dr. José Gonçalves, 1768, Lagoa Nova (rua por trás do supermercado Nordestão da Av. Salgado Filho).

Agradecemos a parceria importante com a Casa Cor, por meio de César Revoredo. Além do espaço para o lançamento, parte da bilheteria foi revertida para a causa.

Esperamos festejar outras conquistas, que com certeza virão. Os animais agradecem.

 

Denise Azevedo

Jornalista e Amiga do Pelo


CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO PARA MUTIRÃO

Em por Amigos do Pelo
Atualizado em 5 de setembro às 17:12

Tweetar

Os Amigos do Pelo organizam para este mês de setembro um mutirão de castração de gatos de várias colônias. Com essa ação, queremos fazer um controle populacional de felinos e, dessa forma, diminuir o número de animais abandonados nas nossas ruas, e, consequentemente, os maus-tratos. Para que a campanha tenha êxito, precisamos da doação de RAÇÃO PARA GATO, AREIA HIGIÊNICA OU CAIXINHA DE AREIA a serem utilizadas durante o mutirão. A previsão é que cerca de trezentos felinos sejam esterilizados nessa ação social tão importante. Se você se preocupa com sua cidade e os animais que fazem parte dela participe dessa campanha, doando qualquer quantidade de RAÇÃO PARA GATO, AREIA HIGIÊNICA OU CAIXINHA DE AREIA. O local de arrecadação: Clínica Saúde Animal (3206.6622), que fica na rua por trás do supermercado Nordestão da av. Salgado Filho. Compartilhe também com sua rede de amigos. Contamos com você!

 


Mutirão de castração

Em por Amigos do Pelo
Atualizado em 31 de agosto às 15:23

Tweetar

ufrn macho preto e branco

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Desde que fundamos o grupo Amigos do Pelo, em janeiro de 2013, nosso maior desejo, e lema do grupo, sempre foi o de diminuir o sofrimento dos animais de rua fazendo um controle populacional das espécies, especialmente de gatos, o maior problema enfrentado hoje pelos protetores de animais. Com esse intuito, criamos uma campanha permanente de castração de felinos para ajudar àqueles sem condições de pagar pelo procedimento cirúrgico e aos protetores que trabalham com resgates. Controlando a população evitamos os maus-tratos e o abandono, tornando possível também campanhas de adoção eficientes.

Um grande sonho do nosso grupo agora está em vias de se realizar. Uma parceria com a professora Hélderes Câmara, da UFRN, vai tornar possível um mutirão de castração dos felinos que vivem naquela área. Com a colaboração também da Universidade Potiguar (UNP), vamos realizar, agora em setembro, as cirurgias na população felina da Universidade Federal do RN. A maior parte do material cirúrgico já foi comprada, estamos agora nos últimos entendimentos sobre a estratégia logística para que tudo ocorra dentro do esperado.

Sete profissionais, coordenados pelo veterninário Milano Máximo, vão trabalhar voluntariamente nessa ação, além de muitos protetores voluntários, que atuarão na captura, no transporte e nos cuidados pós-cirurúgicos. A professora da UFRN, Lúcia Helena Alves, que há muitos anos cuida dos gatos do campus, vai nos auxiliar nessa tarefa. A semente foi plantada, e será a primeira de muitas outras que florescerão em outros pontos críticos da cidade. Torcer para que tudo saia conforme planejado para atingir o objetivo maior: dar uma melhor qualidade de vida aos animais de rua.

 

Denise Azevedo
Jornalista

 

 


ANIMAIS VEGETARIANOS?

Em por Amigos do Pelo
Atualizado em 22 de agosto às 22:26

Tweetar

Por Denise Azevedo

Folheando a revista Época de março de 2011, despertou-me a reportagem de capa sobre a dieta vegetariana para animais por referir-se a um tema pouco discutido e avaliado em amplitude geral.
Não faz muito tempo, algo em torno de três décadas, cães, gatos e outras espécies domésticas sempre se fartaram do mesmo alimento ingerido pelo homem. Arroz, feijão, macarrão, carne, osso e por aí vai. Após a introdução no mercado das rações para animais, as comidas in natura viraram vilãs.

Os alimentos industrializados chegaram pra facilitar a vida de donos e bichos, mas surge agora outra indagação: seria saudável eliminar a carne e seus derivados da dieta dos animais de estimação? Muitos humanos já são adeptos do veganismo (corte de qualquer tipo de carne e derivados da alimentação).

Em geral, as pessoas que optaram por esse cardápio desejam uma vida saudável também para seus animais de estimação. Mas o que a reportagem da revista Época alerta é que a boa intenção tem seu preço. Cães e gatos são por natureza carnívoros. Tentar transformá-los em onívoros, como nós, diz a reportagem, faz parte de um processo de antropomorfização (implantar ao que nos cerca atitudes e sentimentos humanos). Impor a dieta vegetariana ou a vegana faz parte desse processo de tentar humanizar também os animais.

A reportagem alerta que gatos e cachorros precisam mais da proteína animal do que o homem. De acordo com o diretor clínico do Hospital Veterinário Sena Madureira, em São Paulo, Mário Marcondes: “O vegetarianismo para bichos de estimação é antinatural. O organismo do animal aproveita melhor a proteína de uma ração feita com proteína originária do frango do que da soja”. Para gerar energia, completa, o animal pode acabar consumindo o próprio músculo com uma dieta pobre em proteína animal.

Perigo maior para os gatos. Eles precisam da proteína animal para metabolizar um composto chamado taurina, envolvido na formação e no funcionamento da visão. Sem essa proteína específica, os gatos podem desenvolver cegueira e problemas cardíacos, alerta o artigo. Por isso, cautela é a palavra de ordem antes de impor uma dieta vegetariana ou vegana ao seu pet, pois em vez de propor-lhe uma vida saudável, poderá estar abreviando seus dias.


FestivAU MiAU

Em por Amigos do Pelo
Atualizado em 30 de julho às 22:48

Tweetar

festivau miau

 

 

 

Os Amigos do Pelo promovem no dia 3 de agosto a quinta edição do FestivAU MiAU. O evento, que começou em março deste ano, tem ajudado a manter a campanha de castração de felinos, que compeltou um ano em março, com cerca de mil gatos esterilizados.

Para a próxima edição, o FestivAU MiAU traz o grupo Rastafeeling e a cantora Dodora Cardoso. Sucesso garantido, o encontro musical, produzido por Nilza Rebouças, tem reunido centenas de pessoas no clube da AABB, sempre em um domingo de cada mês, a partir das 13h.

A senha para o FestivAU MiAU custa 10 reais, se for comprada antecipadamente na clínica Saúde Animal (rua por trás do Nordestão da Av. Salgado Filho) ou na clínica Amigo Bicho (Av. Xavier da Silveira). No dia do evento a entrada custa 15 reais.

Fica o convite para uma boa diversão, além de ajudar a combater o abandono dos animais de rua.

 

Serviço:

FestivAU MiAU

Data: 3 de agosto

Local: AABB

Hora: 13h

Preço: R$ 10,00 (compra antecipada) e R$ 15,00 (na hora)

 

 


Gato castrado vive mais

Em por Amigos do Pelo
Atualizado em 15 de julho às 10:18

Tweetar

Tomo a liberdade de transcrever aqui parte de uma reportagem sobre a castração de felinos, devido à importância do tema. Natal, assim como outras partes do país, vivencia um descontrole populacional dessa espécie, gerando problemas como abandono e maus tratos. Castrar o animal de estimação é um gesto de amor e solidariedade que precisa ser adotado por todos. Só assim poderemos cuidar dos animais de rua e realizar campanhas de adoção de resultados. A matéria na íntegra encontra-se no link http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/por-que-todo-dono-deveria-castrar-seu-gato

 

Gatos castrados tendem a ser mais caseiros, assim se envolvem menos em brigas e adoecem menos

Por que todo dono deveria castrar seu gato

Castrados, os bichanos desenvolvem um lado mais caseiro. E, ao ficarem mais em casa, se expõem menos a riscos e doenças e vivem mais

Existem hoje 19,8 milhões de gatos no Brasil. A Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) estima que esse número chegará a 23,1 milhões em 2013. Em 10 anos, os gatos brasileiros ultrapassarão o número de cães domésticos — por ora, ainda o mais popular amigo do homem. A explosão populacional felina traz à tona uma importante questão sobre como cuidar desse animal, tipicamente selvagem, independente e predador: os benefícios da castração. O que pode parecer um ato cruel à primeira vista, é uma necessária medida para garantir a qualidade de vida do próprio animal

A cirurgia de castração retira o órgão reprodutivo do gato no todo ou em parte. Nos machos, apenas o testículo é removido e eles se recuperam em poucos dias. Já nas fêmeas, a esterilização é feita com a retirada total de útero e ovários. Nesse procedimento, há abertura da barriga do animal para extração dos órgãos. A cicatrização leva cerca de uma semana. “Depois da operação, os gatos domésticos saem menos de casa. É como se eles desenvolvessem um comportamento mais caseiro”, diz Susan Yamamoto, uma das fundadoras da ONG Adote um Gatinho.

Ao perambular menos pela vizinhança, os animais tendem a viver mais, simplesmente porque se expõem menos a situações de risco. Segundo Luciana Deschamps, médica veterinária e uma das fundadoras da ONG Felinos do Brasil, lugar de gato doméstico é, como o próprio nome diz, dentro de casa. “Na rua, ele vai arrumar brigas, se machucar, pegar mais doenças e ainda corre o risco de ser atropelado”, diz. Ao passar mais tempo fora de casa, o gato é ainda um dos grandes predadores de passarinhos — em alguns casos, levando ao extermínio de espécies inteiras.

No caso das fêmeas, há ainda riscos de gestações sequenciais. “Além de aumentar o número de animais que serão abandonados, essas gestações debilitam a saúde do bicho”, diz Luciana. Ao contrário das cadelas, que entram no cio apenas duas vezes ao ano, uma gata pode entrar no cio em períodos variáveis. Há animais que entram em período reprodutivo a cada dois meses, todos os meses e até mesmo aquelas que demoram apenas 15 dias. O odor que a gata exala, e que atrai o macho, pode ser sentido em um raio de até três quilômetros — razão da choradeira que atiça o ódio de vizinhos.

 

 


Operação contra o tráfico

Em por Amigos do Pelo
Atualizado em 11 de julho às 23:38

Tweetar

apreensao aves

 

 

 

 

 

 

 

 

O cerco se fecha aos traficantes de animais silvestres. Mais uma ação conjunta nesta sexta-feira envolvendo SEMSUR, SEMURB, GAAM, ROMU E DEPREMA resultou na apreensão de mais de 150 aves e um cágado na feira do Parque dos Coqueiros. Um traficante foi preso. A Delegacia do Meio Ambiente também efetuou prisão numa loja do bairro do Alecrim, que vendia o veneno mil gatos, de comercialização proibida. No local também foram apreendidos outros tipos de venenos e 144 frascos com pólvora. Parabéns à equipe, que vem realizando um trabalho ostensivo para coibir os maus tratos aos animais da nossa cidade

.É importante denunciar a venda ilegal de animais silvestres, bem como a situação de maus tratos que muitos sofrem durante o processo. Esse crime ambiental precisa ser denunciado e os responsáveis punidos. Nesse rol se incluem também aqueles que compram, pois sem o consumidor não há possibilidade de comércio. Quem compra alimenta o crime. Denuncie, não se cale diante das atrocidades cometidas contra seres indefesos. O telefone da Delegacia do Meio Ambiente é 3232.7404.

 


Viajando com seu pet

Em por Amigos do Pelo
Atualizado em 10 de julho às 13:53

Tweetar

 

Por Denise Azevedo

 

Certo dia uma amiga perguntou se eu tinha uma caixa de transporte para gato, pois a irmã viajaria de avião em breve e precisaria do item. Informei que tinha várias disponíveis, porém, seria necessário informar quais as normas da companhia aérea para o transporte de animais.

Muitos não sabem, mas não basta acomodar o animal de estimação num equipamento qualquer e despachar no aeroporto. Existem especificações  para cada tipo de animal. Orientei a amiga a se inteirar das normas no site da empresa e depois me ligasse para saber se alguma das caixas disponíveis se enquadrava nos requisitos exigidos.

Como esse tipo de pergunta tornou-se recorrente nos contatos que mantenho por intermédio dos Amigos do Pelo, o episódio recente da minha amiga despertou-me para  a necessidade de  divulgar tais informações. Então vamos a algumas repassadas pelas duas principais companhias aéreas nacionais:

No site da TAM abaixo você ficará sabendo tudo sobre transporte e vacinas obrigatórias para voos nacionais e internacionais:

http://www.tam.com.br/b2c/vgn/v/index.jsp?vgnextoid=7121403be14da210VgnVCM1000009508020aRCRD

A seguir as principais orientações da companhia, disponibilizadas em sua página na internet:

 

Nas suas viagens, é possível levar o seu animal de estimação. O transporte é permitido apenas para cães e gatos e pode ser realizado na cabine de passageiros ou no porão da aeronave, de acordo com as condições mencionadas nas seções relacionadas abaixo

Para a viagem, o animal deve ser acomodado em uma caixa de transporte (kennel), que pode ser adquirida em lojas de animais (pet shops), com as seguintes características:

 

1. Fabricado em material resistente (de preferência fibra), para prevenir que o animal escape. Caixa de transporte de madeira não é aceita para o embarque.

2. Livre de saliências ou protuberâncias que possam machucar o animal.

3. Sem roda.

4. À prova de vazamentos.

5. Com espaço suficiente para que o animal fique em pé e consiga dar uma volta completa em torno de si.

6. Orifícios nos seus quatro lados, que permitam a ventilação total da caixa.

7. Equipado com um pote para alimentação e outro para água.

8. Forrado com material absorvente, como jornal, por exemplo.

9. Embalagem identificada com nome, endereço e telefone do cliente.

Observações:

– Cães e gatos que excedam o limite de peso estipulado e animais que pertençam a outras espécies deverão ser transportados como carga. Para mais informações, consulte a Central de Informações TAM CARGO:

3273.2800 (São Paulo)

0300.115.9999 (demais localidades)

– Não é permitido o transporte de animais sedados, no porão da aeronave ou na cabine de passageiros, em voos TAM nacionais e internacionais.

 

 

 

No mesmo endereço eletrônico não deixe de ler outras informações importantes sobre o transporte de animais na cabine e no porão tanto para voos nacionais quanto internacionais. Entre outras informações, consta o valor a ser pago pelo transporte: 90 reais, mais o peso do animal e da caixa multiplicado pelo valor correspondente a 0,5% da tarifa cheia do trecho que será voado. Na companhia aérea Gol o percentual cobrado é de 1%.

As demais normas gerais citadas acima valem também para a Gol, porém, a empresa aérea alerta que “as dimensões da embalagem de transporte não podem ultrapassar 86cm (A) x 122cm (L) x 135cm (C)”. A mesma companhia não permite o transporte de determinadas raças de cachorro de focinho curto. Verifique a lista e outras informações indispensáveis no seguinte endereço:

http://www.voegol.com.br/pt-br/viaje-sem-duvidas/viaje/passageiros-especiais/Paginas/animais-de-estimacao.aspx

Por isso, é importante ficar ciente das regras exigidas pela companhia na qual realizará o voo para não ter surpresas desagradáveis de última hora. Faça tudo com bastante antecedência para que o processo seja o mais tranquilo possível.

É isso aí, boa viagem para você e seu pet.