O namoro entre Wallyson e ABC começou oficialmente. O ex-atacante do Botafogo, revelado pelas categorias de base abecedista, se reuniu nesta sexta-feira (26) com uma comissão de dirigentes para discutir um eventual acerto para que o jogador defenda o clube na temporada 2015, ano do centenário alvinegro.
A conversa aconteceu de maneira informal, mas teve a participação do presidente do ABC, Rubens Dantas, diretor executivo Rogério Marinho, vice de futebol Bira Marques e o vice de marketing Stênio Dantas. Na conversa, a primeira em caráter oficial entre as partes, foi apresentado um plano de marketing e uma proposta financeira ao jogador e seu procurador, pelo retorno ao time potiguar. A confirmação do encontro foi feita pelo vice-presidente de marketing, Stênio Dantas.
Há pressa da diretoria abecedista em promover o acerto, contudo, os entraves financeiros e a negociação com o grupo de investidores que detém os direitos econômicos e federativos do atleta requerem cautela para fechar o acordo. E ao contrário de semanas atrás, quando o jogador chegou de férias em Natal, o que antes possuía apenas tom de boato, ganhou forma, inclusive nas palavras do jogador.
“Vontade de jogar no ABC eu tenho, clube que me revelou, não depende de mim, isso é meu procurador que vai conversar, mas deixo bem claro o carinho que tenho pelo ABC, se dependesse apenas de mim, mas tem muita gente por trás que depende da minha carreira. Temos que ver se é bom para todo mundo”, afirmou Wallyson ao portalnoar.com.
O próprio atacante reconheceu que a definição, caso ocorra, deverá levar tempo para acontecer, especialmente em razão do projeto necessário para leva-lo de volta ao clube que o promoveu aos profissionais. “É uma conversa longa, vou deixar que os responsáveis pela minha carreira vejam o que é melhor”, disse o jogador. Questionado sobre em que nível a negociação estaria, o atacante driblou a pergunta com bom humor: “Aí você já está querendo saber demais”, disse para depois disparar uma gargalhada.
Preço de ouro
Além da vontade de Wallyson, o principal obstáculo a ser superado para poder contar com o futebol do atleta que encantou a torcida abecedista em 2007 com a conquista do acesso da Série C para a B e os quatros gols na decisão do Estadual contra o América, está o alto salário do atleta.
Com uma remuneração pouco superior a R$ 80 mil no Botafogo, o clube potiguar estaria inviabilizado de contratá-lo se dependesse apenas de suas forças. Caso o negócio seja concretizado, o atleta cujo passe é ligado ao Deportivo Maldonado, clube administrado por investidores e que está na segunda divisão do campeonato nacional do Uruguai, chegaria ao time potiguar por empréstimo de um ano.
O superintendente de futebol do clube, Rodrigo Pastana, já está inclusive atuando em favor de promover o acerto na outra extremidade, junto ao grupo de empresários que detém o passe do jogador.
Uma série de alternativas está sendo estudada pela diretoria para viabilizar a contratação, dentre elas, um aporte através de um grupo de conselheiros, ações de marketing e, até mesmo, uma negociação com a nova fornecedora de material esportivo e os patrocinadores para contribuir com a contratação de “impacto” para o marketing e o futebol do clube. Bira admite que o “fator Centenário” é o principal motor para buscar a contratação.
Temporada 2014
No clube carioca, o jogador oscilou durante a temporada e chegou a enfrentar a reserva em diversas oportunidades. Wallyson esteve em campo em 41 partidas, sendo 25 delas pela Série A do Campeonato Brasileiro, oito pela Libertadores, três na Copa do Brasil e cinco pelo Campeonato Carioca. Ao todo, o atleta marcou oito gols com a camisa do time de General Severiano. Antes, o atleta já havia vestido as camisas do Bahia e do São Paulo.
Revelado pelas categorias de base do ABC, ele alcançou destaque com a camisa do Cruzeiro, em 2011. Na época, o jovem de Macaíba dividiu a artilharia da competição, apesar da eliminação surpreendente e precoce do time mineiro, nas oitavas de final da competição pelo Once Caldas. Antes, teve uma passagem pelo Atlético-PR, em que fez grandes jogos, mas sofreu com lesões que limitaram a sequência de jogos no clube.
Pré-temporada
A reapresentação abecedista está marcada para o próximo dia 2 de janeiro. A expectativa é de que a maior parte do elenco esteja à disposição do técnico Roberto Fonseca neste dia. Alguns jogadores, em razão de problemas de voo nos primeiros dias do ano, cheguem até o dia 5.