O ABC viajou até o sul do país para enfrentar o Joinville, na Arena Joinville, na noite desta terça-feira (21) e saiu de campo com mais uma derrota na bagagem: 3 a 0. Edigar Junio marcou os três gols dos catarinenses. A partida foi válida pela 31ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
Com a derrota, o Alvinegro caiu para a 15ª colocação com 35 pontos, dois a mais do seu arquirrival América, o 17º na classificação, o primeiro da zona do rebaixamento. O Joinville chegou aos 57 pontos e ocupa a vice-liderança, três pontos atrás da Ponte Preta.
Na sexta-feira (24), pela 32ª rodada, o ABC enfrenta o Paraná, às 20h50 (horário de Natal), no estádio Frasqueirão, em Natal. No mesmo dia, mas às 18h30 (horário de Natal), o Joinville tem o clássico catarinense diante do Avaí, na Ressacada, em Florianópolis.
Apatia abecedista
O Joinville começou a partida com bastante presença ofensiva. Logo no primeiro ataque, a equipe conquistou um escanteio. Na cobrança, o a defesa abecedista afastou o perigo. O time catarinense seguiu melhor em campo e controlando a posse de bola.
Não demorou muito e o Tricolor abriu o placar. Aos 14 minutos, Bruno Aguiar fez lançamento logo, o defensor do ABC ficou parado e Edigar Junior recebeu livre para mandar a bola para o gol. 1 a 0, JEC.
Pouco depois de sofrer o gol, a equipe natalense perdeu o meio-campista Ronaldo Mendes lesionado. Em seu lugar, o técnico Moacir Junior colocou Xuxa em campo, mas os donos da casa continuaram dominando o jogo e quase ampliaram a vantagem. Aos 26, após bola alçada na área, a defesa alvinegra bateu cabeça e por pouco não sai o segundo.
Apático em campo, o ABC só conseguiu a primeira finalização apenas aos 30 minutos. Alvinho fez boa jogada e arriscou da entrada da área, mas mandou a bola à esquerda do goleiro Ivan. Pouco depois, o time catarinense quase ampliou com Edigar Junior, após cruzamento que a zaga abecedista não afastou. Nos minutos finais, o ritmo do jogo ficou ainda mais lento e a primeira etapa foi encerrada com a vitória parcial do Joinville, 1 a 0.
Esboço de reação
Na volta do intervalo, o Tricolor voltou a pressionar e aos 2 minutos Edigar Junior deixou Samuel para trás e só parou em Gilvan, que fez a defesa. Após o susto, o ABC teve duas boas chances de empatar a partida. Primeiro, aos 4, Alvinho recebeu na área, mas foi travado na hora do chute. Em seguida, depois de bate rebate na área, a bola sobrou para Xuxa, que sem marcação, mandou por cima da trave.
Em busca do empate, o Alvinegro melhor sua presença ofensiva, mas teve dificuldades em finalizar as jogadas. Aos 14, Madson lançou Alvinho e Ivan saiu do gol para evitar que a bola chegasse ao atacante. A equipe potiguar ainda criou nova chance com Beto e o goleiro catarinense defendeu novamente.
A partida caiu de ritmo. Para ter mais ofensividade, o técnico Moacir Junior sacou Samuel e Alvinho e colocou Somália e Zambi. Por sua vez, Hemerson Maria, comandante do JEC, tirou Fernando Viana e mandou Fabinho para o jogo. O resultado das mudanças foi melhor para os catarinenses.
Fatura liquidada
Aos 35 minutos, o Joinville chegou ao segundo gol. Edigar Junior aproveitou mais um vacilo da defesa abecedista e cabeceou para ampliar a vantagem. Não satisfeito, o atacante ainda marcou o terceiro. Aos 41, a zaga alvinegra falhou novamente e o jogador mandou para a bola para o gol.
Antes do fim, Edigar Junio ainda teve mais uma chance, mas Gilvan evitou que o placar ficasse mais elástico. Vitória tranquila do time catarinense: 3 a 0.
Ficha Técnica
Local: Arena Joinville, Joinville (SC)
Árbitro: Arilson Bispo da Anunciação (BA)
Cartões amarelos: Marcelo Costa (Joinville); Samuel, Zambi (ABC).
Joinville: Ivan, Murilo (Fillipe Souto), Bruno Aguiar, Thiago Medeiros e Rogério; Naldo, Anselmo, Everton (Franco) e Marcelo Costa; Fernando Viana (Fabinho) e Edigar Junio. Técnico: Hemerson Maria.
ABC: Gilvan, Madson, Suéliton, Diego Jussani e Samuel (Somália); Fábio Bahia, Michel, Daniel Amora e Ronaldo Mendes (Xuxa); Beto e Alvinho (Zambi). Técnico: Moacir Junior.