Vingadores: origens gráficas

Em por Alex Medeiros
Atualizado em 19 de maio às 20:44

Tweetar


P
restem atenção nas duas imagens. A primeira inspirou a segunda.
A capa de tempos remotos de uma revistinha dos Vingadores, grupo de super-heróis da Marvel criado pela dupla Stan Lee e Jack Kirby, em 1963, e o pôster do filme do diretor Joss Whedon, de 2012.
As posições e posturas dos personagens no velho desenho são as mesmas da fotografia.


Os peixões da Lava Jato

Em por Alex Medeiros
Atualizado em 19 de maio às 17:12

Tweetar


L
ula e Renan Calheiros andaram conversando.
E parece que o ponto principal do diálogo não foi a polêmica na indicação de Fachin por Dilma para o STF.
Dizem que o papo rolou sobre a operação Lava Jato, e de repente, o presidente do Senado disse que leu
parte do processo e perguntou ao chefão petista:

– Quem é seu advogado?


As imagens de Ângela Almeida

Em por Alex Medeiros
Atualizado em 19 de maio às 17:07

Tweetar


O convite do Instituto Câmara Cascudo para a abertura, na tarde hoje, da Intervenção Fotográfica CANTO DE MURO da artista e jornalista Ângela Almeida, na sede da instituição LUDOVICUS, dirigida por Daliana Cascudo, a neta primogênita do mestre maior do folclore nacional.


Quanto mau gosto

Em por Alex Medeiros
Atualizado em 19 de maio às 07:33

Tweetar


M
ossoró seguiu o padrão brega nacional e anunciou uma lista de baboseira musical para o clima festivo de junho, uma tradição na cidade. Impressionante o mau gosto para um calendário já histórico e que poderia contemplar os verdadeiros ritmos do Nordeste e do Brasil matuto.

Mas a Prefeitura anuncia uma reca de bandas e artistas que atendem o mau gosto da população inculta, cumprindo o triste estilo de priorizar a quantidade em detrimento da qualidade, como faz hoje em dia até a imprensa em seus noticiários ridículos repletos de sangue e fofoca.

Eis a lista das apresentações nos tradicionais eventos Cidade Junina e Chuva de Balas: Gustavo Lima, Luan Santana, Joana, Brasas do Forró, Solteirões do Forró, Eliane, Calypso, Bonde do Brasil, Lagosta Bronzeada, Chambinho do Acordeon, Pé de Ouro, Waldonys, Irmã Kelly Patrícia e Padre Juarez Campos.

Só faltou convidar a Preta Gil para ser a noiva das quadrilhas.

 


Obama na rede

Em por Alex Medeiros
Atualizado em 19 de maio às 07:14

Tweetar


Olá, Twitter! Sou Barack. De Verdade! Depois de seis anos, finalmente me deram minha própria conta.”
Assim escreveu o presidente dos EUA, Barack Obama, ontem, anunciando sua estreia na rede social do “blue bird” e recebendo em apenas cinco horas a adesão de mais de 1 milhão de seguidores. Nesta manhã, já eram 1,7 milhão.

Obama já tinha uma conta oficial, mas administrada pela equipe de marketing da sua campanha eleitoral. Nela, são 59 milhões de seguidores, um recorde absoluto no Twitter. O novo perfil, @POTUS, é uma sigla para “presidente dos EUA” em inglês.

Ao interagir com o Twitter, um dos primeiros a responder foi o ex-presidente Bill Clinton, que deu as boas vindas. A Casa Branca confirmou o endereço oficial e informou que o novo perfil ficará sendo usado pelo próximo presidente que suceder Obama.


Comunicação da Petrobras é cabide de emprego para redatores petistas

Em por Alex Medeiros
Atualizado em 17 de maio às 10:44

Tweetar

Deu na FOLHA DE S. PAULO

NATUZA NERY
DE BRASÍLIA
RAQUEL LANDIM
DE SÃO PAULO
LUCAS VETTORAZZO
DE DO RIO

A nova diretoria da Petrobras começou a passar o pente-fino na estrutura da estatal e levou um susto. Atuam hoje na comunicação 1.146 pessoas, número fora do padrão em qualquer comparação (veja gráfico abaixo).

A anglo-holandesa Shell fatura o triplo da Petrobras, mas a equipe que cuida de sua imagem em 70 países é metade do time da brasileira.

Com uma receita que é pouco mais de metade da da Petrobras, a Statoil dá conta do recado com 172 pessoas. Focada em exploração e produção, a norueguesa precisa de menos gente na comunicação.

A Folha teve acesso a um levantamento interno, pesquisou o cadastro dos funcionários e obteve dados via Lei de Acesso à Informação. Trata-se de um exército de relações-públicas, publicitários, jornalistas e técnicos de segurança da informação etc.

Essas pessoas cuidam do relacionamento da Petrobras com a imprensa, com os funcionários e com as comunidades locais. Também decidem patrocínios e publicidade e atuam nas redes sociais.

No ano passado, a Petrobras gastou R$ 1,74 bilhão com relações institucionais e projetos culturais.

O total de funcionários refere-se só à holding. Não entram nessa conta os profissionais contratados diretamente por subsidiárias como Transpetro e BR Distribuidora.

No Brasil, a estrutura da Petrobras não tem rival. Na Vale, 45 pessoas cuidam da comunicação. Até no setor de serviços, que lida com o público, os números são menores. A comunicação do Banco do Brasil tem 105 pessoas.

Uma pesquisa da Aberje (associação de comunicação empresarial), de 2012, revela que 179 grandes companhias brasileiras (excluindo Petrobras) tinham, juntas, 1.500 pessoas na área. Ou seja, a Petrobras, sozinha, emprega o equivalente a 76% da equipe de todas essas empresas.

Procurada, a Petrobras informou que tem gerências de comunicação em todas as suas áreas de negócios, nas operações no exterior e nas subsidiárias e que avalia um novo modelo de gestão, com maior sinergia entre as diretorias para maior agilidade.

APARELHAMENTO

A comunicação da Petrobras foi comandada desde o início do governo Lula pelo sindicalista Wilson Santarosa, indicado pelo PT.

Considerado intocável, Santarosa acabou demitido quando a nova diretoria assumiu, em fevereiro, em meio à crise provocada pela Lava Jato, que desvendou esquema de propinas na empresa.

Segundo apurou a Folha, a comunicação inchou com a contratação de funcionários sem concurso via empresas de recrutamento. Dos 1.146, 627 são terceirizados.

Outro motivo da explosão de pessoal é a descentralização das atividades. A Petrobras possui uma gerência de comunicação institucional, subordinada à presidência, com 469 pessoas. Outros 677 funcionários estão espalhados em vários cantos do país.

Cada diretoria tem seu próprio departamento de comunicação. Na de exploração e produção de petróleo, por exemplo, são 35 profissionais.

O modelo de terceirização da Petrobras é raro no mercado. Os prestadores de serviço trabalham exclusivamente para a estatal dentro dos prédios da empresa. A única coisa que os diferencia é o crachá marrom, enquanto os empregados utilizam o verde.

Em grandes empresas, a praxe é contratar agências de comunicação, que trabalham com equipes que prestam serviço para várias empresas ao mesmo tempo.

CORTES

A nova diretoria vai contratar uma consultoria para reestruturar a comunicação. McKinsey, Ernest & Young e Alvarez & Marsal estão no páreo. Segundo a Folha apurou, a previsão interna é que os cortes cheguem a 50% em alguns departamentos.

Essa área é apenas uma pequena fatia dos funcionários da Petrobras. A estatal emprega hoje mais de 446 mil pessoas –80% são prestadores de serviço. O corpo funcional da empresa tem 81 mil pessoas, ante 94 mil da Shell e 77 mil da Vale. (FSP)


O retorno de Paris Jackson

Em por Alex Medeiros
Atualizado em 17 de maio às 10:34

Tweetar

                 parisjackson2

 

A filha do astro pop Michael Jackson, Paris Jackson, reapareceu nas redes sociais após um longo período de mergulho.


A garota publicou uma fotografia em sua página do Instagram em companhia do seu namorado, o jogador americano Chester Castellaw, com um visual totalmente diferente de quando sumiu da mídia.


Paris sofreu uma depressão após a morte do pai que a levou a tentar o suicídio em 2013, quando só tinha 15 anos. Depois disso, a jovem desapareceu da imprensa e foi se reabilitar numa clínica.


Michael Jackson sempre manteve os filhos longe do olhar público, mas logo que faleceu não tardou e os jornais, revistas e sites passaram a expor amplamente a imagem das crianças, o que afetou Paris Jackson, que atualmente tem 17 anos.


Veja nas duas fotos, de antes do sumiço e na atual do Instagram, como o ar de adolescente parece ter diminuído bastante.


Pacato e pequeno cidadão

Em por Alex Medeiros
Atualizado em 17 de maio às 10:20

Tweetar


É tudo pose

Em por Alex Medeiros
Atualizado em 17 de maio às 10:06

Tweetar

Na vida hoje  
é tudo pose
todo mundo se imagina
estampado em outdoor
é tudo pose, é tudo pose, é tudo pose“.

Assim cantou o roqueiro Lobão em 1988, na véspera do retorno das eleições diretas para presidente da República.
De lá para cá, quase nada mudou, pelo menos em relação às conveniências políticas, principalmente entre pretensos inimigos.
Quem na campanha passada no RN derramava os mais baixos adjetivos contra adversários, hoje mostra que era só pose.
Quem denegria a honra de Robinson Faria, hoje o trata como “meu governador”.
Quem espinafrava a quinta geração de Henrique Alves, hoje diz com cerimônia “ministro do Turismo”.
E não estou falando de eleitor comum, mas de bacanas com mandato eleitoral.


Festa de arromba

Em por Alex Medeiros
Atualizado em 17 de maio às 10:17

Tweetar

A senadora Fátima Bezerra (PT-RN) vai festejar seus 60 anos num big evento etílico-cultural no Clube da Petrobrás, em Natal.
Nada mais adequado à atual conjuntura.
Quem sabe Lula apareça para dar umas bicadas.