Bolo cookie (Tradicional ou diet!)

Em por Ana Carla Queiroz
Atualizado em 13 de agosto às 10:21

Tweetar

Essa receita é daquelas tão fáceis e práticas que dá até para reunir a criançada para por a mão na massa. Ideal para um lanche da tarde em casa ou até no trabalho. A versão tradicional, aprendi numa embalagem de aveia Quaker e fiz muito na adolescência. Ontem fiz o teste e a versão diet – sem açúcar – também foi aprovadíssima aqui em casa.

Ingredientes:
1 xícara de açúcar ou adoçante culinário
1 xícara de aveia em flocos finos
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de manteiga ou margarina (na versão diet, optei pelo creme vegetal Becel)
1 ovo
100g de chocolate meio amargo picado (usei gotas de chocolate 70% cacau)

Preparo:
Misture o açúcar, a aveia e a farinha de trigo. Acrescente a manteiga em pedaços, misturando com a ponta dos dedos. Junte o ovo e mexa bem até obter uma mistura homogênea. Por fim, adicione o chocolate. Espalhe a massa em uma assadeira pequena (usei daquelas de bolo inglês), leve ao forno médio por cerca de 30 minutos. Desenforme depois de frio, corte em quadrados e sirva.

Existem ainda outras possibilidades para você variar a receita e deixá-la ainda mais nutritiva e funcional:
– Experimente substituir parte da aveia por linhaça e/ou chia.
– A farinha de trigo também pode ser a integral.
– O chocolate pode ser total ou parcialmente substituído por passas, castanhas e amêndoas.


Provei e NÃO gostei – Sorvete “de pistache”

Em por Ana Carla Queiroz
Atualizado em 7 de agosto às 15:52

Tweetar

Tamanha foi minha alegria ao dar de cara com aquele pote de sorvete de pistache. Sem pestanejar, abri o freezer e coloquei no carrinho. Era da linha KIBON Sorveteria. Ao chegar em casa quis logo provar e tamanha foi minha decepção. Simplesmente não tinha gosto de pistache! Busquei o rótulo e, após ler a um a um a lista dos ingredientes, me surpreendi com a informação em negrito: “Contém traços de pistache”. É isso: a embalagem anuncia pistache, tem foto de pistache, tem cor de pistache, mas só procurando nas letrinhas miúdas temos a informação real. É sorvete sabor pistache com aromatizante sintético idêntico (?) ao natural. Achei um tanto mentolado e quanto a consistência é a normal para esse tipo de sorvete industrializado.

Agora fica a minha dica para quem, assim como eu, gosta muito de pistache (e de sorvete de pistache!): experimente o da sorveteria Cuore di Panna. Fica ali na Avenida Roberto Freire, vizinho ao centro de artesanato, com uma vista espetacular para a praia de Ponta Negra. Ainda não provei nada que não goste nesse lugar e elegi a combinação pistache com doce de leite a minha preferida!

 

20140807_134432

20140807_134300


Mostra de Vinhos Portugueses  

Em por Ana Carla Queiroz
Atualizado em 7 de agosto às 15:45

Tweetar

 

A Adega São Cristóvão realiza hoje (07/08) uma Mostra de Vinhos Portugueses com a participação do produtor Antônio Saramago Filho. O encontro será aberto ao público, é gratuito e acontece a partir das 19h, na loja Tirol, na Avenida Prudente de Morais. Serão apresentados e degustados os seguintes vinhos: Risco Branco, Ilógico, Risco Tinto, Risco Reserva, Antonio Saramago Reserva e A.S. Cinquenta, que foi feito para comemorar os cinqüenta anos de enologia de Antonio Saramago.

Via Assessoria

 


Creme de milho brulée

Em por Ana Carla Queiroz
Atualizado em 23 de junho às 14:33

Tweetar

A vontade era de comer canjica, mas a disposição só dava para mexer uma panela de brigadeiro. Catei na despensa milho em conserva, leite condensado e creme de leite. Pensei em chamar de canjica preguiçosa, mas logo descobri que é preciso ter muita disposição para mexer por aproximadamente 30 minutos. Outro detalhe, espirra muito. Me queimei três vezes! Apesar dos pesares, o resultado final é muito bom. Consistência macia, entre a cremosidade de um brigadeiro de colher e o ponto de corte da canjica tradicional. O sabor de milho é marcante e o doce fica bem equilibrado pela presença do creme de leite. O toque final ficou por conta da misturinha de canela com açúcar maçaricada. Só digo uma coisa: façam!

20140621_123059
Ingredientes: 1 lata de leite condensado; 1 caixa de creme de leite; 2 latas de milho em conserva

 

Modo de fazer:
Bata todos os ingredientes no liquidificador por 4 minutos. Passe pela peneira e leve ao fogo. Mexa sempre até começar a soltar do fundo da panela. Distribua em um pirex ou porções individuais. Misture canela e açúcar na proporção de 3/1 (cada três colheres de canela, uma de açúcar. Salpique sobre o creme de milho e queime com o maçarico. Chame os amigos e aguarde os elogios!

20140621_144541
A canela maçaricada garante o diferencial da receita.
20140621_145736
Consistência macia e cremosa.

A melhor pamonha

Em por Ana Carla Queiroz
Atualizado em 21 de junho às 11:27

Tweetar

 

20140603_083306

Nessa época do ano, é fácil chegar em qualquer padaria ou loja de produtos regionais e comprar pamonha pra levar para casa. Mas imaginem acordar com a saca de milho espalhada na cozinha e as mulheres reunidas para iniciar o serviço. Primeiro despalham as espigas, separando as melhores palhas para fazer o saquinho onde a pamonha será cozida. Depois o milho é ralado e batido no liquidificador com um pouco de leite. Feito isto, é só temperar com sal ou açúcar a gosto. Neste caso, primeiro enchemos os saquinhos com a pamonha salgada e pedacinhos de queijo coalho. Depois acrescentamos o açúcar ao resto do creme de milho e preparamos as pamonhas doces. Enchemos? Acrescentamos? Preparamos? Sim, nessa hora eu deixei de ser só expectadora e coloquei a mão na massa ajudando “Tia Cássia” a encher os saquinhos e por a pamonha no fogo. O panelão d’água ferveu no fogo à carvão, que fica no quintal de casa, e logo já tivemos a oportunidade de nos deliciarmos com a pamonha quentinha. Tem coisas que só a vida simples no interior é capaz de nos proporcionar. E como a tecnologia me acompanha de perto nessa jornada, imediatamente postei as fotos no grupo da família e uma tia comentou: “Lembrei de mamãe (minha avó!) fazendo pamonha”. Oportunidade rara de provar, em pleno 2014, uma pamonha feita do jeito mais tradicional possível, a melhor que já comi e que jamais esquecerei. Soube que segunda-feira tem mais, e já estou com água na boca!

 

20140603_105443

20140603_112759

20140603_112847

 20140603_113025

20140603_122009


Moça de cara nova

Em por Ana Carla Queiroz
Atualizado em 9 de maio às 22:42

Tweetar

nova-embalagem-do-leite-moca

Ainda este mês a marca Nestlé começa a vender o leite condensado Moça em nova embalagem. A grande novidade fica por conta da tampa que já vem com abridor. Ponto negativo: não dá para cozinhar a lata para fazer doce de leite. Particularmente, não gosto desse modelo porque, na primeira oportunidade de testar algo semelhante, consegui ganhar um belo corte na mão. Mas para quem não guarda traumas, recomendo cuidado e eis um facilitador! O que mais gostei ao ver a nova embalagem (por enquanto só em foto!) é que ela perdeu a cinturinha – aquilo só dificulta na hora de passar a colher para retirar o produto. A lata também ficou mais fina, mas mantém a quantidade: 395g
Fonte: UOL (economia/uol.com.br)


Para quem só quer chocolate

Em por Ana Carla Queiroz
Atualizado em 27 de março às 13:24

Tweetar

Da bebida sagrada das antigas civilizações até as barrinhas consumidas hoje em dia, foram alguns milhares de anos. Difícil encontrar quem não goste e para muitos chega a ser um vício. Ontem (26/03), fiz um registro do Dia Mundial do Chocolate lá no instagram @cenariogourmet. No compartilhamento no facebook surgiu o comentário “E tem dia, é? Nunca respeitei…” E quem respeita? Chocolate é bom todo dia (diria até toda hora, não fossem as consequências tenebrosas para a saúde e na silhueta!) e para não ficar só nas barrinhas, segue uma pequena seleção de delícias com chocolate nas docerias e cafés de Natal.

 

bala de brigadeiro
Bala de brigadeiro de O Melhor Brigadeiro da Cidade – as raspas da panela do brigadeiro tradicional viram balinhas que você pode ter sempre a mão

 

torta chocolatra
Torta Chocólatra de Daguia Tortas Finas – creme de chocolate meio amargo e cobertura de chocolate. Foto: website Daguia

 

2014-03-27 12.27.51
Capuccino Tentação do Genot Cafés Especiais – Criação da casa, esse capuccino tem o toque especial de um cremoso chocolate líquido. Foto: Arquivo pessoal
20131203_165649
Brownie Dasana – Faz parte de uma linha de bolos especiais sem glúten e sem lactose. Ótimo para acompanhar uma xícara de café ou com o sorvete na sobremesa.

 

Endereços e contatos:

O Melhor Brigadeiro da Cidade: [email protected] (os pedidos são feitos através do e-mail. O cliente solicita o cardápio e faz o pedido. Tudo online!)

Daguia Tortas Finas: Av Antonio Basílio, 3025 – lojas 8 e 9. Lagoa Nova, Natal. (84) 3201.9290

Genot Cafés Especiais: Shopping Midway Mall – Loja 327 (livraria Saraiva). (84) 3344.3768.

Dasana Ateliê Culinário: O ateliê atende por encomenda. Contatos: (84) 9101.0714 / 9639.3010. [email protected]


A melhor chef

Em por Ana Carla Queiroz
Atualizado em 25 de março às 16:35

Tweetar

helena-rizzo-21

 

A brasileira Helena Rizzo, responsável pela cozinha do premiado restaurante paulistano Maní, foi eleita a melhor chef mulher do mundo. Ela recebeu o prêmio Veuve Clicquot 2014, uma das categorias do mais aguardado ranking da gastronomia mundial, o The World’s 50 Best Restaurants Awards, divulgado pela revista Restaurant e que será entregue no próximo dia 28 de abril, em Londres.
No ano passado, Helena foi eleita como melhor chef mulher da América Latina. Também em 2013, viu seu restaurante entrar para a lista dos 50 melhores do mundo.
Eu, Ana Carla, ainda não cheguei a uma conclusão definitiva sobre o significado (e tudo que envolve) de um prêmio específico para mulheres. Não sei para vocês, para mim não soa bem. Mas sem dúvida alguma, é muito bom ver o nome de uma brasileira bem sucedida nas cozinhas sendo divulgado para o mundo!

Com informações de: culinária.terra.com.br


Gastronomia e cinema

Em por Ana Carla Queiroz
Atualizado em 24 de março às 23:12

Tweetar

capa cozinha pop

 

Ainda nem coloquei as mãos nele, mas só de ler a sinopse já imagino que vale a pena! “Cozinha Pop – As 100 melhores cenas gastronômicas” une comida e cultura pop, reunindo cenas do cinema e dos seriados com receitas do café da manhã ao jantar, drinks e sobremesas. A sinopse indica para cozinheiros e cinéfilos iniciantes ou experientes. Pela internet, os valores variam entre R$ 39,90 – R$ 47,90.

Título: Cozinha Pop
Subtítulo: As 100 Melhores Cenas Gastronômicas
Autor: Laura Salaberry, Mariane Lorente
Editora: Panda Books
Edição: 1
Ano: 2014
Especificações: Brochura | 144 páginas


Aposte nesta harmonização: Bolo de chocolate com vinho e especiarias

Em por Ana Carla Queiroz
Atualizado em 20 de março às 14:13

Tweetar

bolo choco vinho esp
Deu água na boca? Segue o passo a passo e confere que delícia!

 

Já devo ter contado por aqui que tinha meus 7 anos quando minha mãe me ensinou a fazer bolo. Faz um tempinho (rs!) e de lá pra cá já inventei de tudo, mas a base é a mesma. O que faço é brincar com os alguns ingredientes, descobrindo novos sabores e texturas. Dessa vez, escolhi ingredientes bem em evidência nesse período que antecede a páscoa: vinho, chocolate e especiarias. Receita prática, rápida e muito saborosa. Confiram!

Ingredientes:
250g manteiga
3 xícaras de açúcar
5 ovos
1 xícara de vinho tinto
4 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
½ xícara de cacau em pó

Cobertura:
100g de chocolate meio amargo
200g de creme de leite
1colher de sopa de vinho tinto
Especiarias a gosto (usei canela em pó, noz moscada e gengibre em pó. A noz moscada foi ralada na hora. Uma pitadinha de cada já é suficiente.)

Importante: Lembre-se que o sucesso da receita começa na seleção de ingredientes de boa qualidade!

Modo de preparo:
Bata a manteiga com o açúcar até formar um creme fofo e esbranquiçado. Enquanto bate, você unta e enfarinha uma forma grande! Acrescente os ovos um a um e deixe batendo. Enquanto isso, peneire a farinha de trigo com o fermento juntos e o cacau em pó separadamente. Desligue a batedeira e aos poucos misture a farinha de trigo alternando com o vinho. Por último, acrescente o cacau em pó. Coloque na forma e leve ao forno pré-aquecido (180º) por cerca de 30 minutos. Após assado, aguardar 10 minutos, desenformar e jogar a cobertura.

Cobertura:
Derreta o chocolate conforme as instruções da embalagem (eu uso o micro-ondas em potência média por um minuto. Mexo e retorno mais 30’’ até ficar totalmente homogêneo). Misturar os demais ingredientes e jogar sobre o bolo quente.

Só posso dizer que fica sensacional e combina perfeitamente com uma xícara de café forte. Aliás, por falar em café, já to imaginando que deve ser uma delícia substituir o vinho por uma xícara de café forte. Fica a dica! ;)

bolo choco vinho esp fatia
A massa fica fofinha e úmida. A cobertura com especiarias dá o toque final!