Em

Cidades

TRE/RN inicia cadastramento biométrico na capital a partir do dia 17 deste mês


Por Leonardo Dantas

A expectativa do TRE é finalizar cadastramento biométrico até dezembro (Foto: Alberto Leandro)

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE/RN) inicia na quarta-feira (17) o processo de cadastramento biométrico dos eleitores de Natal. O cadastramento acontece até 14 de dezembro deste ano e foi apresentado à imprensa nesta sexta-feira (12), no Fórum Eleitoral de Natal onde ocorrerá todo o processo.

O secretário de Tecnologia da Informação do TRE/RN, Osmar Fernandes explicou que o órgão montou um cronograma de atendimento de acordo com a data de nascimento do eleitor, que deve agendar o data de seu cadastramento por meio do site www.tre-rn.jus.br ou pelo telefone (84) 3654 5000 a partir do dia 16 de julho.

O TRE/RN possui a meta de cadastrar 53% dos eleitores do estado até março de 2014, o que representaria cerca de 870 mil pessoas. Até o momento, foi feito o trabalho em 7 zonas eleitorais do interior, totalizando 40 munícipios ou 15% dos eleitores até o fim de 2013.

TRE instalou 107 kits para atender 520 mil eleitores da capital (Foto: Alberto Leandro)

De acordo com Osmar, foram disponibilizados 107 kits biométricos os quais podem atender até 4.000 eleitores por dia, envolvendo 250 pessoas, entre funcionários, estagiários e terceirizados. “O funcionamento será das 8h às 18h, todos os dias úteis e sábados. Quem não fizer o agendamento pode comparecer que também será atendido. A média é 20 minutos por atendimento, contudo, podemos diminuir este tempo de acordo com nossa experiência do interior do estado, onde já realizamos o cadastramento”, comentou.

Ele detalhou que no dia do cadastramento o eleitor deve apresentar um documento oficial [Carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira Funcional ou qualquer documento de identificação com foto], ter idade mínima de 16 anos e comprovante domiciliar eleitoral. “O não comparecimento implica no cancelamento do título de eleitor”, alerta Osmar.

A diretora-geral do TRE/RN, Andrea Campos detalhou que o cancelamento do título impede o eleitor de assumir cargos públicos, contrair empréstimo em bancos oficiais, ingresso em universidades públicas e ter acesso aos programas sociais do Governo Federal.

O vice-presidente e corregedor-geral do TRE/RN, desembargador Amilcar Maia afirmou que a biometria é um projeto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e deve ser implantado em todo o território nacional até 2018. “Foi criado para corrigir falhas em aberto no sistema utilizado atualmente. Falhas que nem sempre eram fraudes ou má fé. Já presenciei um caso em que uma irmã votou no lugar da outra sem saber. Até mesmo o espaço do caderno de assinatura se mostra insuficiente. A expectativa é corrigir estas falhas”, explicou o corregedor.

Serviço

Calendário do Cadastramento Biométrico dos eleitores de Natal

MÊS DE NASCIMENTO PERÍODO PREFERENCIAL DA BIOMETRIA
Janeiro, fevereiro e março 17 de julho a 17 de agosto de 2013
abril, maio e junho 19 de agosto a 14 de setembro de 2013
julho, agosto e setembro 16 de setembro a 11 de outubro de 2013
outubro, novembro e dezembro 14 de outubro a 9 de novembro de 2013

Local: Fórum Eleitoral de Natal, Avenida Rui Barbosa, S/N, Tirol. CEP: 59015-290

Dúvidas:

www.tre-rn.jus.br

Email: [email protected]

Telefone: 3654 5000

Atualizado em 12 de julho às 11:35


Comentários