Em

Cidades

Hospitais da UFRN terão concursos públicos

Contratações permitirão a regularização de parte da força de trabalho que hoje atua nos hospitais com vínculos considerados irregulares


Por Moisés de Lima

Concurso público deverá ser realizado na Maternidade Januario Cicco
Concurso público deverá ser realizado na Maternidade Januario Cicco

Três hospitais universitários vinculados à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – Maternidade Ana Bezerra (HUAB), Onofre Lopes (HUOL) e Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC). A autorização para a contratação, que será feita por meio de concursos públicos promovidos pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foi publicada na portaria nº 33, do dia 31 de outubro, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, na edição desta sexta-feira, 1º, do Diário Oficial da União, seção 1, página 92.

As contratações permitirão a regularização de parte da força de trabalho que hoje atua nos hospitais com vínculos considerados irregulares pelos órgãos de controle. Além disso, possibilitarão a ampliação e a qualificação da oferta de serviços de saúde à população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), pois o hospital poderá reativar leitos em decorrência da falta de recursos humanos.

Levantamento da Ebserh aponta para a existência de aproximadamente mil leitos desativados — 10% do total existente nos 47 hospitais universitários que integram a rede federal.

Além dos hospitais universitários do RN, a Ebserh já realizou concurso público para o Hospital Universitário do Piauí e estão em andamento concursos para: Hospital Universitário de Brasília (HUB) – o qual já realizou provas; Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HUUFMA); Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC/UFTM); e Hospital Universitário Cassiano Antonio de Moraes (Hucam), vinculado à Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Também foram autorizados concursos para os três hospitais universitários vinculados à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – Maternidade Ana Bezerra (HUAB), Onofre Lopes (HUOL) e Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC) – e para o Hospital Universitário ligado à Universidade da Grande Dourados.

Atualizado em 1 de novembro às 18:47


Comentários