Em

Cultura

Espetáculo “Vinicius – uma canção pelo ar…” estreia nesta sexta-feira, em Natal

Apresentação conta com a Orquestra Sinfônica da UFRN, que divide palco com outros sete artistas potiguares


Por Redação

Depois de ser visto por mais de 3.500 pessoas em Currais Novos, o espetáculo “Vinicius – uma canção pelo ar…” estreia em Natal. Integrante da 3ª edição do Parcerias Sinfônicas – projeto do Sistema Fecomércio RN, por meio do Sesc –, o espetáculo cênico-musical homenageia um dos maiores ícones da música e literatura brasileiras no ano do seu centenário: Vinicius de Moraes. A apresentação gratuita acontece sexta-feira, às 20h, no Anfiteatro da UFRN, encerrando a Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (CIENTEC).

Vinicius-uma-canção-pelo-ar...Foto_Ebenézer-Nóbrega“Vinícius: uma canção pelo ar” conta com os talentos da Orquestra Sinfônica da UFRN – como nas edições anteriores –, que dividem o palco com os artistas potiguares Alzeny Melo, Erick Von Sohsten, Hilkélia Carlem, Lysia Condé, Quitéria Kelly e Rogério Ferraz. O espetáculo une música, teatro e recursos visuais para render homenagem ao “Poetinha”.

Em novembro, o espetáculo sobe duas vezes ao palco do Teatro Riachuelo, no shopping Midway Mall, em eventos para convidados. Para dezembro, estão programadas visitas às cidades de Mossoró, onde é apresentado no Corredor Cultural; e Caicó, na Ilha de Sant’Ana. A turnê finaliza na praia de Pirangi (Parnamirim) em janeiro de 2014, encerrando o projeto Circuito Verão Sesc 2014.

Homenagem ao eterno “Poetinha”

Com roteiro dramatúrgico de Danilo Guanais e roteiro de encenação de João Marcelino, “Vinícius: uma canção pelo ar…” divide-se em quatro estações do ano, as quais representam momentos distintos da vida de Vinicius de Moraes e suas parcerias artísticas: Tom Jobim, Toquinho, Baden Powell e Carlos Lyra.

As estações não seguem pela realidade natural, mas transfiguram sua ordem para compor uma atmosfera de sonho, que conduz do inverno (a introspecção de Tom Jobim) ao verão (a espontaneidade de Toquinho), passando pelo outono (a terra, a raiz, Baden Powell) e primavera (a clareza e sedução, Carlos Lyra).

O espetáculo cênico-musical traz à tona as facetas musicais, poéticas e teatrais de Vinicius, com um repertório que inclui clássicos como “A felicidade”, “Soneto de fidelidade”, “Tarde em Itapuã” e “Eu sei que vou te amar”. A parte cênica fica a cargo dos atores Rogério Ferraz e Quitéria Kelly, enquanto as músicas serão interpretadas nas vozes de Lysia Condé, Alzeny Melo, Hilkélia Carlem e Erick Von Sohsten,

Sobre o Parcerias Sinfônicas

O Parcerias Sinfônicas é mais uma ação institucional em prol da valorização da cultura potiguar, realizada por meio da formação musical e do incentivo ao surgimento de novos talentos.

Todos os integrantes da Orquestra Sinfônica da UFRN (OSUFRN) recebem bolsa mensal graças ao projeto, permitindo que eles desenvolvam suas habilidades. O Parcerias também pretende ampliar a oferta de concertos e de shows gratuitos de qualidade para toda a sociedade, democratizando o acesso à cultura. Além dessa atuação fixa, a cada ano o projeto lança um grande espetáculo, no qual a OSUFRN interage com artistas locais no mesmo palco.

Os espetáculos “Clássicos da MPB” (1ª edição) e “Clássicos do Baião: Tributo a Gonzagão” (2ª edição) foram aplaudidos por milhares de expectadores em cidades potiguares e em São Paulo (SP). Ambos venceram o Prêmio Hangar de Melhor Show do Ano em seus respectivos anos (2011 e 2012).

 

Serviço:

O quê? 3ª edição Parcerias Sinfônicas Sesc, com espetáculo “Vinicius: uma canção pelo ar…”, estreia em Natal
Quando? Sexta-feira (25/10), às 20h
Onde? Anfiteatro da UFRN (encerramento da CIENTEC 2013)

ENTRADA GRATUITA
Mais informações:
www.sescrn.com.br

Atualizado em 23 de outubro às 07:45


Comentários